IOTA corrige problema após congelar transações da rede principal por 24 horas
Os usuários do IOTA não conseguiram confirmar as transações por 24 horas devido a um incidente na rede principal em 29 de dezembro.
Os usuários do IOTA, a 24ª maior criptomoeda por valor de mercado, não conseguiram confirmar as transações por 24 horas devido a um incidente na rede principal em 29 de dezembro.
De acordo com uma declaração oficial sobre o assunto, a rede IOTA sofreu um incidente na rede principal que começou às 2h50 do dia 29 de dezembro e foi totalmente resolvido às 2h50 do dia 30 de dezembro.
O incidente foi causado por um conjunto incomum de transações que podem ter sido construídas como um ataque
Conforme descrito em uma postagem no blog da Iota Foundation de 30 de dezembro , o problema foi causado por problemas no IOTA Reference Implementation (IRI) – software Java de código aberto que define o protocolo IOTA que é executado nos nodes das redes públicas IOTA, onde os clientes podem enviar tokens IOTA um para o outro. Especificamente, o incidente foi causado por um caso extremo na estruturação de transações que pode ter sido construído como um ataque, sugeriu a empresa.
A principal causa está no fato do IRI não ter conseguido lidar com um caso em que as transações são compartilhadas entre vários pacotes separados, diz a postagem. Depois que o IRI marcou uma transação como “já contabilizada” em um pacote, ela foi ignorada no pacote seguinte, o que resultou em um estado de contabilidade corrompida, do qual o node não pôde se recuperar, explicou a Iota Foundation.
A Iota Foundation não viu nenhum incidente conhecido com a mesma causa raiz até o momento, observa a postagem do blog.
A empresa enfatizou que o incidente não foi causado por alterações de software ou quaisquer outros componentes da rede, mas ocorreu devido à “ausência de lógica de processamento de transações para um conjunto incomum de transações.”
Nova versão do IRI é lançada para corrigir o incidente
Para resolver o problema, a Iota Foundation lançou uma nova versão do IRI, v1.8.3, às 01:58 UTC em 30 de dezembro. A nova versão do IRI permitiu ao coordenador retomar o serviço, o que posteriormente levou a uma taxa de confirmação correta e estável de emissão. Como a rede Iota retomou totalmente as operações às 02:55 UTC, a principal exchange de criptomoedas, Huobi, retomou posteriormente os depósitos e retiradas do IOTA, após anunciar uma suspensão temporária em 29 de dezembro
Após o incidente, o token IOTA sofreu uma notável liquidação e caiu mais de 4% nas últimas 24 horas, sendo negociado a US$ 0,159 no momento desta publicação, de acordo com a Coin360. No entanto, a altcoin ainda está um pouco acima de sua baixa intra-semanal, de US$ 0,158.
Gráfico de preços de 7 dias do IOTA. Fonte: Coin360
Na semana passada, o BitPay, principal processador de pagamentos criptográficos, confirmou que seu serviço ficou inoperante por mais de 3 horas enquanto a empresa trabalhava para corrigir problemas de transação.