Internet Computer aposta em IA e interoperabilidade com BTC e ETH em novo roteiro
O Internet Computer (ICP) apresentou seu roteiro de projeto, onde revelou que manterá seu compromisso de executar a inteligência artificial (IA) na blockchain. No cronograma, o ICP admitiu que o mundo “mudou”, mas seu objetivo permanece “o mesmo”.
A equipe explicou que pretende realizar a singularidade da blockchain, onde os serviços e operações da humanidade são reinventados e construídos. Para conseguir isso, o projeto trabalhará simultaneamente em melhorias e “progresso constante”.
Roteiro do Internet Computer
A DFINITY Foundation, a empresa controladora da blockchain Internet Computer, expressou seus pensamentos sobre o roteiro atualizado.
“Revelando o Roteiro do Ano 4 e os principais marcos para o ICP, a única blockchain de terceira geração. O World Computer está pronto para trazer todos os serviços e operações on-chain”, explicou a DFINITY.
O roteiro estabeleceu novas áreas de foco, como plataformas de computação, privacidade, fusão de cadeias, IA descentralizada e aprimoramento da experiência dos desenvolvedores. Além disso, o foco será melhorar a descentralização da plataforma, identidade, governança, tokenomics e ativos digitais.
Leia mais: Internet Computer (ICP): Guia para iniciantes
Sua abordagem ao ICP como plataforma de computação busca atingir dois marcos – Tokamak e Stellaratos. O primeiro buscará reduzir a latência para proporcionar uma experiência de usuário “excelente”. Enquanto isso, o segundo se concentrará em trabalhar com grandes quantidades de dados com uma nova camada de armazenamento superior a 1 terabyte (TB).
Além disso, sua IA descentralizada abordará duas áreas: Cyclotron e Gyrotron. Na primeira área, a inferência em cadeia será usada para melhorar o desempenho de modelos maiores em contratos inteligentes. Na segunda, a inteligência artificial será usada para treinar modelos de cadeia e contratos inteligentes.
O terceiro objetivo será a fusão de cadeias para a interoperabilidade do Bitcoin e do Ethereum, e incluirá três marcos: Trítio, Deutério e Hélio.
O Tritium permitirá que o ICP interaja com contratos inteligentes de ETH e Ethereum Virtual Machine (EVM). O Deuterium buscará a fusão de cadeias para dar suporte às operações de Bitcoin. Enquanto isso, o Helium aproximará a Solana do ICP.
O desafio de privacidade usará contratos inteligentes para implementar DApps. Para conseguir isso, a DFINITY detalhou que seu programa Niobium fornecerá segurança entre DApps no ICP por meio de sua solução de chave de limiar criptografada de forma verificável.
Esse marco de descentralização se concentrará em dois aspectos. O primeiro é o Solenoid, que descentralizará a operação dos nós de limite do ICP. O segundo, o Levitron, usará ambientes de execução confiáveis chamados AMD SEV-SNP (exibição criptografada segura com processadores AMD).
Equipe promete mudanças substanciais
A abordagem de identidade preservará a privacidade, será autônoma e fácil de usar por meio de uma solução de autenticação baseada em senha. Para isso, foi projetado a Separatrix, que introduzirá credenciais verificáveis e atributos de identidade.
Em ativos digitais, o Internet Computer buscará tornar o ICP uma plataforma atraente para a criação de carteiras e soluções de várias cadeias. Para isso, ela se baseará em dois marcos: Toroidal e Poloidal. O primeiro se concentrará na Oisy, uma carteira de contrato inteligente, e o segundo se concentrará na Orbit, uma estrutura abrangente de ativos digitais.
Para seu modelo de governança, o ICP usará seus dois sistemas de governança: seu NNS DAO, que governa o protocolo, e o SNS, que funciona como uma caixa de ferramentas para criar um DAO que governa DApps individuais. Aqui, ela incluirá o Plasma, seu marco para avançar a descentralização da “democracia líquida” da ICP.
Por fim, o Internet Computer trabalhará para melhorar a experiência do desenvolvedor, desenvolvendo um protocolo inclusivo que preserve a qualidade. Para isso, ela contará com o Beryllium, que melhorará substancialmente o ciclo de vida dos projetos de desenvolvedores por meio de uma poderosa infraestrutura de registro.
O mercado não reagiu positivamente ao novo roteiro do Internet Computer, já que o token ICP permanece em US$ 12,02, o mesmo nível registrado há 15 semanas. No entanto, o roteiro parece promissor e oferece benefícios a longo prazo.
Leia mais: Previsão do preço do Internet Computer 2023/2025/2030
O artigo Internet Computer aposta em IA e interoperabilidade com BTC e ETH em novo roteiro foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.