O Internet Computer será uma alternativa importante para serviços semelhantes à AWS, diz executivo da Dfinity

O chefe da Dfinity disse que o Internet Computer provaria ser uma benção para a indústria de blockchain, que atualmente depende de sistemas centralizados como Amazon Web Services.

O ecossistema Web3 é construído com base nos princípios de descentralização; no entanto, a maioria dos aspectos desse ecossistema ainda é relativamente centralizada. Sejam servidores de metaverso ou tokens não-fungíveis (NFTs), vários ecossistemas de blockchain são completamente baseados em servidores centralizados de empresas como a Amazon Web Services (AWS).

Assim, esses ecossistemas enfrentam várias vulnerabilidades decorrentes da centralização. No entanto, Dominic Williams, fundador da Dfinity, acredita que a blockchain Internet Computer pode mudar isso para melhor.

Em uma conversa com o jornalista do Cointelegraph Zhiyuan Sun durante a Ethereum Community Conference (EthCC), Williams explicou que, com o uso de contratos inteligentes, o Internet Computer eliminaria quaisquer portas de entrada humanas, tornando a próxima geração do protocolo verdadeiramente autônoma e descentralizada.

O Internet Computer é um conjunto de protocolos que permitem que centros de dados independentes ao redor do mundo se unam e ofereçam uma alternativa descentralizada aos atuais provedores centralizados de nuvem da internet.

Williams observou que o Internet Computer será fundamental para substituir servidores centralizados, como a AWS. Ele disse:

“Queremos que as pessoas substituam esses sistemas centralizados por contratos inteligentes de canisters no Internet Computer. É como uma evolução da tecnologia DAO, então tudo é seguro, descentralizado e autônomo. Queremos ver essas coisas centralizadas da Amazon Web Services substituídas pelo Internet Computer.”

Williams continuou discutindo as possibilidades que o Internet Computer pode abrir para o mundo blockchain. Ele observou que países e projetos menores não precisariam construir carteiras e poderiam simplesmente integrar o Internet Computer à rede Bitcoin para iniciar transações. Ele explicou que seus “contratos inteligentes podem criar endereços Bitcoin, receber e enviar Bitcoin, enquanto as complexidades das UTXOs [unspent transaction outputs] são ocultadas”.

Ao discutir os aspectos do Internet Computer e como ela difere da arquitetura tradicional, Williams disse que os contratos inteligentes têm o potencial de “devorar o software”, sugerindo que os contratos inteligentes de computadores têm o potencial de substituir coisas como servidores web, Kubernetes, bancos de dados e muitos outros recursos tradicionais da pilha de TI.

A Dfinity Foundation é uma organização científica e tecnológica sem fins lucrativos e é uma das principais contribuidoras para a blockchain da Internet Computer. A fundação anunciou recentemente um subsídio de US$ 5 milhões em inteligência artificial descentralizada para apoiar projetos que utilizam IA na rede.

Colecione este artigo como NFT para preservar este momento da história e mostrar seu apoio ao jornalismo independente no espaço cripto.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...