Inteligência artificial da Apple vai chegar mais tarde que o esperado para iPhone e iPad
Os recursos de inteligência artificial da Apple (AAPL34) vão chegar mais tarde do que o esperado, não estando disponíveis no lançamento inicial da próxima reformulação dos softwares do iPhone e iPad, mas dando à empresa mais tempo para corrigir bugs. A empresa planeja começar a lançar a Apple Intelligence para os clientes como parte de atualizações de software que estarão disponíveis até outubro, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Isso significa que os recursos de IA chegarão algumas semanas após os lançamentos iniciais do iOS 18 e iPadOS 18, planejados para setembro, seguro fontes.
Mesmo assim, a fabricante do iPhone planeja disponibilizar a Apple Intelligence para desenvolvedores de software pela primeira vez para testes iniciais já esta semana, via betas do iOS 18.1 e iPadOS 18.1. A estratégia é atípica, já que a empresa geralmente não lança prévias de atualizações subsequentes quando uma nova geração de software é lançada ao público.
A questão é que a Apple precisa do suporte dos desenvolvedores para ajudar a resolver problemas e testar recursos em uma escala mais ampla. E preocupações com a estabilidade dos recursos da Apple Intelligence, em parte, levaram a empresa a fazer isso.
LEIA MAIS: Como a Apple quer usar a IA para fazer você comprar outro iPhone
Na semana passada, a gigante da tecnologia lançou uma quarta versão beta do iOS 18.0 para desenvolvedores e pretende concluir o desenvolvimento até o final de julho. Quando a Apple apresenta novos iPhones a cada setembro, a empresa inclui o novo software acompanhante. Isso exige a finalização do sistema operacional várias semanas antes para que haja tempo de instalar o software nos dispositivos antes de enviá-los da fábrica.
O plano de lançamento da Apple Intelligence apresenta a possibilidade de que os primeiros modelos do iPhone 16 enviados aos consumidores este ano não tenham os novos recursos de IA. A tecnologia inclui uma gama de recursos, incluindo a priorização de notificações importantes, resumos de páginas da web, ferramentas para melhorar a escrita, uma reformulação da Siri e integração com o ChatGPT da OpenAI.
LEIA MAIS: Apple – finalmente – entra na onda da IA: entenda a Apple Intelligence e a parceria com o ChatGPT
Mas mesmo quando a Apple Intelligence for lançada com o iOS 18.1 e iPadOS 18.1, alguns recursos ainda estarão ausentes. Isso inclui algumas das mudanças mais significativas na Siri, como a capacidade de usar dados no dispositivo para ajudar a responder perguntas e para o sistema usar o que está na tela de uma pessoa para fornecer contexto para respostas.
A empresa planeja lançar o conjunto completo de recursos de sua iA por meio de várias atualizações do iOS 18 ao longo do final de 2024 e até a primeira metade de 2025, informou a Bloomberg News. Além do iPhone e iPad, a Apple Intelligence estará disponível em seus computadores Mac com chips próprios da Apple como parte do macOS Sequoia. Também está em desenvolvimento para o Vision Pro, mas o lançamento para esse dispositivo não está planejado para agora.
A gigante da tecnologia está apostando na Apple Intelligence para ajudar a competir no espaço da IA generativa, que tem causado uma revolução nos negócios e dispositivos de consumo no último ano. Limitando o suporte ao iPhone 15 Pro do ano passado e à linha do iPhone 16 que está por vir, a Apple também acredita que os novos recursos podem ajudar a vender novos iPhones este ano.
A linha do iPhone 16 terá poucas mudanças de design, então as melhorias relacionadas ao software — além de um novo botão para controlar a câmera e um chip mais rápido — serão fundamentais para vender os novos modelos.