Inflação e guerra impactam os mercados, mas Paul Tudor Jones diz: ‘Eu amo Bitcoin e ouro’

O investidor bilionário Paul Tudor Jones diz que está pessimista em relação às ações dos EUA e otimista em relação ao Bitcoin e ao ouro.

O lendário investidor Paul Tudor Jones revelou que está pessimista em relação às ações e otimista em relação ao ouro e ao Bitcoin (BTC).

Os dois principais motivos que ele cita são o potencial de escalada do conflito entre Israel e o Hamas e as condições fiscais deficientes nos Estados Unidos. Embora uma curva de rendimento invertida não tenha sido mencionada nos comentários de Tudor, é mais um fator importante para os investidores considerarem.

Conflitos geopolíticos exacerbam a incerteza macroeconômica

Em uma entrevista recente à CNBC, Jones mencionou os fatores que está observando em relação ao conflito entre Israel e o Hamas antes de concluir que a incerteza de mercado foi reduzida. Sua tese geral é que, se as coisas escalarem ainda mais, um sentimento de aversão ao risco pode prevalecer nos mercados financeiros.

Apesar do potencial para tensões geopolíticas aumentarem no curto prazo, os principais índices dos EUA registraram ganhos nos dois primeiros dias de negociação desta semana. Se Jones estiver certo, esse rali provavelmente será de curta duração.

Gráfico Dow Jones Industrial Average, QQQ e SPY de 5 dias. Fonte: TradingView

A curva de rendimento continua profundamente invertida

Um dos maiores indicadores históricos de recessão tem sido a curva de rendimento. Todas as recessões desde 1955 foram precedidas por uma inversão da curva entre os rendimentos dos títulos do Tesouro de dois anos e dez anos.

Em julho, a curva de rendimento de dois e dez anos para os títulos do Tesouro dos EUA atingiu um mínimo de 109,5 pontos-base (BPS). Esse nível não era visto desde 1981. Embora essa inversão tenha se aprofundado desde então, as coisas ainda parecem ruins do ponto de vista dos títulos de duração mais curta.

Os títulos do Tesouro dos EUA de um mês e três meses estão atualmente rendendo cerca de 5,5%, enquanto a nota de dois anos está rendendo cerca de 4,96%. O de dez anos rende 4,65%, o que significa que a curva de 2s/10s está invertida em 31 BPS.

Uma curva de rendimento mais plana comprime as margens dos bancos, porque limita sua capacidade de tomar empréstimos a taxas mais baixas e emprestar a taxas mais altas, o que pode levar a uma atividade de empréstimo restrita e uma subsequente desaceleração econômica. Isso também significa que os investidores estão menos otimistas em relação ao futuro próximo da economia, à medida que vendem dívidas de curto prazo, fazendo com que os rendimentos subam.

A tentativa do Federal Reserve de combater a inflação elevando as taxas no ritmo mais rápido da história moderna também desempenhou um papel. Taxas mais altas criam estresse adicional no sistema bancário, que viu três dos quatro maiores colapsos da história dos EUA somente neste ano, com os colapsos do Signature Bank, First Republic Bank e Silicon Valley Bank.

Alguns observadores de mercado especulam que o Fed terá que começar a baixar as taxas já em 2024 para evitar mais consequências econômicas, mesmo que a inflação não tenha atingido o nível desejado pelo Fed.

Política monetária mais fácil e seu aumento correspondente na liquidez tendem a ser otimistas para os mercados de criptomoedas. Se as taxas caírem durante o ciclo de halving do Bitcoin em 2024, o cenário pode estar preparado para movimentos significativos no mercado.

Gráfico 2s/10s, 1983 – presente. Fonte: Markets.businessinsider.com

Bitcoin e ouro permanecem os ativosd de segurança preferidos

Em meio a todo esse caos, ouro e BTC têm se mantido resilientes.

O BTC caiu 2% nos últimos dois dias de negociação, permanecendo estável nos últimos cinco dias, enquanto o ouro subiu 2% no mesmo período.

Paul Tudor Jones resumiu sua posição em relação ao ouro e ao BTC, dizendo:

“Eu não posso amar ações, […] mas eu amo bitcoin e ouro.”

O bilionário já declarou em registros que mantém uma alocação de 5% em BTC, e ele vê ouro e BTC como apostas seguras durante tempos incertos. Tudor anunciou pela primeira vez que fez uma alocação de 1% em BTC em maio de 2020, durante os bloqueios da pandemia de COVID-19.

Gráfico de 5 dias de ouro e Bitcoin. Fonte: TradingView.

Tudo considerado, Jones pode estar certo. O tempo dirá se sua perspectiva pessimista para as ações se concretiza ou se o sentimento de risco prevalece apesar dos eventos recentes.

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Toda movimentação de investimento e negociação envolve riscos, e os leitores devem conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...