Inédito! HSBC faz parceria com Bitfinex, a maior bolsa de Bitcoin do mundo


Em 6 de outubro, Larry Cermak, ex-editor da Diar e analista-chefe da The Block, informou que a Bitfinex, uma grande bolsa de criptomoedas do mundo, obteve um parceiro bancário no , uma gigante bancária de 133 bilhões de dólares com sede em Londres.

“A Bitfinex está agora bancando o HSBC através de uma conta privada da Global Trading Solutions. Muito bom ajuste se você me perguntar. Também vale a pena mencionar que todos os depósitos em EUR, JPY e GBP estão em pausa, mas o Bitfinex “espera que a situação se normalize dentro de uma semana”, disse Cermak.

Por que o HSBC está acomodando o Bitfinex?

O conflito da bolsa com os bancos taiwaneses está bem documentado e, em abril de 2017, a Bitfinex iniciou uma ação judicial contra a Wells Fargo, uma gigante bancária sediada nos EUA, por bloquear depósitos na conta bancária da Bitfinex e interromper as operações da empresa.

“A decisão de iniciar uma ação legal é porque não podemos permitir precedentes neste setor, onde as câmaras de compensação podem atrapalhar os negócios que estão de acordo com todas as métricas que estão em conformidade com as regras em vigor. Se permitirmos que eles simplesmente apertem um botão e interrompam os nossos negócios, então haverá um precedente no setor de além da Bitfinex, por isso acreditamos que é o momento apropriado para agir”, disse a Bitfinex na época.

Desde então, a Bitfinex saiu de Taiwan e se mudou para o Caribe e, em maio, a Bloomberg informou que a bolsa fez uma com o para processar as transações enviadas por seus clientes. No entanto, o Noble Bank anunciou a declaração de falência após um acordo em princípio para reestruturar a dívida em janeiro e, com isso, o único parceiro bancário da Bitfinex desapareceu.

O HSBC é realmente o primeiro parceiro bancário adequado que a Bitfinex obteve desde o em 2017. Se o negócio entre Bitfinex e HSBC puder ser sustentado a longo prazo, trará um nível de estabilidade para as operações da Bitfinex, que a bolsa não conseguiu seguro nos últimos quatro anos.

Em declarações ao The Block, Kasper Rasmussen, diretor de comunicações da Bitfinex, disse que a empresa não pode comentar sobre a natureza da parceria entre a bolsa e o HSBC.

Dado o volume de negociação diário de US$ 200 milhões da Bitfinex e a quantia de depósitos fiduciários que a bolsa recebe de seus clientes internacionais, é altamente provável que a bolsa adote rigorosos requisitos “conheça o seu cliente” (KYC) e “anti-lavagem de dinheiro” (AML) juntamente com o HSBC através de um canal estritamente regulado.

Mais segurança para o mercado de Criptomoedas

A maioria das bolsas nos principais mercados, como o Japão e a Coréia do Sul, já obteve serviços bancários de grandes instituições financeiras e bancos comerciais em seus respectivos países. Se o Bitfinex puder sustentar sua parceria com o HSBC, isso terá um impacto positivo na estabilidade do mercado de criptomoedas.

Fonte: Guia do Bitcoin

Você pode gostar...