Índice italiano quer definir preço de referência para o Bitcoin

O consórcio italiano Cryptovalues criou o Cryptofixing, um índice que se propõe a determinar um preço de referência diário para o Bitcoin.

Segundo o CryptoValues, esse é um dos passos mais importantes para atrair novos investidores para o mercado de criptomoedas e aproximar esse universo da forma tradicional de transacionar.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

O Cryptovalues foi criado para auxiliar os investidores profissionais e os institucionais.

O índice de fixação do Bitcoin terá como base um método que já é usado há séculos, e que estabelece até o valor do ouro. Ele já era usado em 1919 os cinco membros do Mercado de Ouro de Londres, que eram os maiores revendedores de barras de ouro: Mocatta & Goldsmid, Samuel Montagu & Co, Pixley & Abell e Sharps & Wilkins.

A fixação era feita duas veze por dia, quando em 2015 a função passou para a London Bullion Market Association (Lbma).

As bases para os cálculos serão as exchages mais usadas: Bitpanda, Bitstamp, Cex.io, Coinbase, Kraken e The Rock Trading.

O Cryptofixing dá conta de várias necessidades, para aqueles que precisam determinar o Valor do Ativo Líquido (N.A.V.): e é também uma boa forma de avaliar as declarações fiscais e o cálculo de quaisquer ganhos de capital.

“Por meio da Cryptofixing estamos fornecendo, pela primeira vez, o investidor institucional e profissional, bem como o público varejista, com um elemento de certeza a fim de gerar confiança com base em critérios objetivos. Oferecemos um valor de referência que pode ser comparado por diferentes players do setor cripto, mas também por players em finanças tradicionais. O Cryptofixing oferece uma ferramenta inovadora para quem opera, ou gostaria de operar, com criptomoedas, mas sente a necessidade de ter um benchmark obtido pela média das flutuações e diferenças de preços entre as várias exchanges”, explica o CEO da Cryptovalues, Federica Rocco.

Preço referência do Bitcoin é baseado no par BTC/EUR

A metodologia escolhida envolve verificar em 00,00 UTC a média dos valores “bid (/bid)” e “pedir (/ask)” para cada uma das 6 exchanges de referência: Bitpanda, Bitstamp, Cex.io, Coinbase, Kraken e The Rock Trading.

As exchanges foram escolhidas para cumprir as normas antilavagem de dinheiro e as legislações europeias. Portanto, a lista está sujeita a alterações para garantir a confiabilidade dos valores. Elas levarão em conta também a presença do par de câmbio BTC/EUR.

O cálculo é simples, a partir dos seis dados obtidos das exchanges, os com o maior valor e os com o menor serão eliminados. A média dos quatro dados será a base do valor de fixação.

O artigo Índice italiano quer definir preço de referência para o Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...