Indicador on-chain do Bitcoin (BTC) geral sinal de fundo de preço
Análise de indicadores on-chain do Bitcoin (BTC), mais especificamente o valor de mercado para o valor realizado (MVRV) e seu cruzamento para território negativo.
MVRV é um indicador que mede a relação entre o mercado e os níveis de capitalização realizada. Valores superiores a 1 mostram que o valor de mercado é maior do que o valor realizado.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
MVRV Z-Score
Já o Z-score MVRV usa um desvio padrão para normalizar os valores. Assim, valores negativos indicam que o valor de mercado é menor do que o valor realizado.
Historicamente, os valores entre 7 e 9 coincidiram com os topos do ciclo de mercado do Bitcoin, enquanto os valores abaixo de 0 com os seus fundos de preço. O indicador vem caindo desde outubro do ano passado.
Além de março de 2020, as outras vezes (círculos pretos) em que o indicador cruzou para território negativo levaram algum tempo até que o fundo fosse atingido. Em 2012, o fundo foi atingido dois meses após o indicador ter entrado em território negativo.
Em 2015, o fundo de preço foi atingido 12 dias após o indicador ter entrado em território negativo. Finalmente, em 2018, ele foi atingido cerca de um mês após o indicador ter entrado em território negativo.
Neste ano, o MVRV cruzou o território negativo pela primeira vez em 12 de junho. O fundo atual foi atingido em 18 de junho, apenas seis dias após o primeiro cruzamento.
Dias em que o MVRV do Bitcoin está negativo
Os dias em que o MVRV está negativo podem ser melhor visualizados no gráfico abaixo. Como pode ser visto pelos círculos pretos, os momentos em que o preço do Bitcoin cai abaixo do preço realizado (linha laranja) estão associados a leituras negativas no MVRV.
Conforme descrito acima, houve quatro dessas ocasiões no histórico de preços do BTC, com a queda contínua sendo a quinta.
Uma observação interessante é que mesmo quando o fundo foi atingido logo após o primeiro cruzamento, como foi o caso em 2015, demorou muito até que o MVRV voltasse ao território positivo. Mais especificamente, o indicador entrou em território positivo em outubro de 2015, cerca de 10 meses após a primeira linha de baixa.
No entanto, enquanto o preço do Bitcoin se consolidou abaixo do preço realizado (laranja), ele ainda criou altas maiores e não caiu abaixo do preço de janeiro de 2015. Assim, embora tenha demorado um pouco para o preço do ativo iniciar outro movimento de alta, o fundo foi atingido rapidamente após a primeira linha de baixa.
O artigo Indicador on-chain do Bitcoin (BTC) geral sinal de fundo de preço foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.