Indicador on-chain do Bitcoin (BTC) gera sinal que precede correções de preço

Análise do indicador Bitcoin Net Unrealized Profit Loss (NUPL) para determinar a magnitude da oferta atual de BTC que está tanto em lucro como em prejuízo.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

NUPL

O NUPL é um indicador on-chain que mede a quantidade total de lucro ou perda no mercado. Leituras abaixo de 0 significam que o mercado geral está tendo prejuízo, enquanto leituras acima de 0 mostram que o mercado está com lucro. Da mesma forma, uma leitura de 0,5 sugere que metade da oferta atual de Bitcoin está em lucro, enquanto a outra metade está no vermelho.

Historicamente, valores acima de 0,75 (azul) coincidiram com os topos do mercado, enquanto aqueles abaixo de 0,25 (vermelho) coincidiram com os fundos do mercado da maior criptomoeda do mundo.

Análise nos ciclos de mercado do Bitcoin

A relação mais interessante do NUPL com os ciclos anteriores do mercado do Bitcoin, apareceu durante a correção de 2018. Mais especificamente, surgindo com leituras acima e abaixo de 0,5.

Durante a forte valorização de preço de 2015 – 2018, o NUPL rompeu acima de 0,5 (círculo preto) em janeiro de 2017 e permaneceu acima da linha até a correção ocorrer no início de 2018. O início da correção (círculo vermelho) foi marcado por um rompimento abaixo de 0,5.

Fonte: Glassnode

No atual ciclo de mercado, o indicador cruzou pela primeira vez acima de 50 (círculo preto) em outubro de 2020. Esse cruzamento precedeu o movimento em direção a atual máxima histórica de US$ 69.000.

Desde então, as leituras têm sido diferentes daquelas entre 2015 – 2018. Os valores do NUPL cruzaram abaixo e acima da linha de 0,5 (círculo vermelho) em julho de 2021 antes de voltar abaixo de 0,5 em janeiro deste ano.

Fonte: Glassnode

Ciclo de 2011 – 2014

Embora não sejam idênticos, existem algumas semelhanças entre os valores atuais do NUPL e os observados em 2012 e 2013. Em agosto de 2012, o indicador moveu-se brevemente acima de 0,5 antes de cair novamente abaixo desse nível (círculo preto). No entanto, em vez de marcar o início de uma correção, o preço do Bitcoin subiu e atingiu um novo recorde.

Depois disso, o indicador caiu abaixo de 0,5 mais uma vez antes de recuperar a linha (círculo vermelho). Isso levou a mais uma máxima histórica de preço.

Finalmente, a terceira queda abaixo de 0,5 foi a instância decisiva que confirmou o início da correção. Isso foi posteriormente confirmado com uma queda abaixo de 0,25 (círculo azul).

Portanto, enquanto o NUPL estiver pairando acima de 0,25, a possibilidade de uma reversão de alta permanece. No entanto, uma queda abaixo de 0,25 confirmaria que uma verdadeira correção de tendência começou.

Fonte: Glassnode

O artigo Indicador on-chain do Bitcoin (BTC) gera sinal que precede correções de preço foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...