Indicador on-chain do Bitcoin (BTC) gera novo sinal de alta

Análise de indicadores on-chain do Bitcoin (BTC), mais especificamente o fluxo de dormência ajustado por entidades e o índice de lucro de saída gasto ajustado (aSOPR).

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Fluxo de dormência ajustado por entidades do Bitcoin

Dormência é o nome de um indicador de vida útil. Ele mede o número médio de dias de moedas destruídas em cada transação. Valores altos sugerem que moedas há mais tempo paradas estão sendo transacionadas, enquanto volumes baixos significam que moedas mais novas estão sendo movimentadas.

O fluxo de dormência ajustado por entidades é uma variação desse indicador que utiliza a relação entre a capitalização de mercado e os valores mencionados. O indicador é usado para prever fundos de preço. Além disso, é usado para determinar se a tendência de longo prazo é de alta ou de baixa. Historicamente, valores abaixo de 250.000 têm sido associados a fundos (círculos pretos).

Em 27 de janeiro, o indicador atingiu a mínimo de 210.000 e se consolidou abaixo de 250.000 em 22 de março. Depois, em uma evolução muito importante, ele subiu acima de 250.000 no dia seguinte (seta vermelha).

Rompimentos acima de 250.000 após uma queda anterior coincidiram com o início de movimentos de alta significativos.

Fonte: Glassnode

SOPR

SOPR é um indicador on-chain, que é calculado dividindo o preço vendido pelo preço pago por cada moeda. Ele é usado para determinar se o mercado está em um estado agregado de lucro ou prejuízo.

O SOPR ajustado (aSOPR) é uma pequena variação desse indicador, que descarta transações com vida útil inferior a uma hora.

Historicamente, uma vez que um forte movimento de alta começa, o indicador permanece acima de um. Isso significa que o mercado está em um estado agregado de lucro, uma vez que o preço vendido é superior ao preço pago.

Durante períodos corretivos em mercados de alta, o aSOPR salta em uma linha e retoma sua tendência de alta. Em julho de 2021 e janeiro de 2022, o indicador caiu duas vezes abaixo de uma linha, o que colocou a tendência de alta do Bitcoin em dúvida.

No entanto, o indicador recuperou a linha mais uma vez com um rompimento na segunda-feira (28). Isso pode ser visto como um sinal de alta. Um sinal semelhante foi dado no mês passado pelo SOPR de curto prazo.

Portanto, desde que não caia abaixo mais uma vez, a tendência do Bitcoin pode ser considerada de alta.

Fonte: Glassnode

Conclusão

Tanto o fluxo de dormência ajustado por entidades quanto o aSOPR deram sinais de alta ao romper os níveis de acumulação. Isso indica que a tendência de alta de longo prazo do Bitcoin ainda está intacta.

O artigo Indicador on-chain do Bitcoin (BTC) gera novo sinal de alta foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...