Indicador on-chain do Bitcoin (BTC) dá sinal de compra após atingir nova mínima
Análise do Be[in]Crypto nos indicadores on-chain do Bitcoin (BTC), mais especificamente o Stablecoin Supply Ratio (SSR), para fazer comparações com os fundos de preço anteriores do ativo.
SSR é um indicador on-chain que mostra a relação entre a oferta do Bitcoin (BTC) e a oferta total de stablecoins. Portanto, o indicador se move quando há uma mudança no preço do BTC ou na oferta de stablecoins no mercado.
Um valor baixo indica que uma grande parte de todo o fornecimento do Bitcoin pode ser comprada com stablecoins. Mais especificamente, uma leitura SSR de 10 indica que 10% (1/10) da oferta de BTC pode ser comprada.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
SSR dá sinal de compra
Historicamente, um sinal de compra foi dado sempre que o SSR cai abaixo da banda de Bollinger inferior (círculo preto). As bandas de Bollinger medem os desvios da norma.
Assim, uma queda abaixo da banda inferior indica que a queda de preço foi maior do que o normal. Isso sugere que o indicador diminuiu significativamente mais do que o padrão.
Até agora, houve quatro desvios grandes (preto) e um menor (amarelo). Os quatro grandes levaram a movimentos significativos de alta, enquanto o de fevereiro (amarelo) levou a um movimento de alta muito menor.
Atualmente, o SSR está abaixo da banda de Bollinger inferior desde 13 de junho (círculo vermelho). Dessa forma, ele está fazendo isso há 17 dias. Durante esse período, o indicador também atingiu uma nova mínima histórica de 2,4. Isso significa que 41,6% de toda a oferta de BTC (1/2,4) pode ser comprada com stablecoins.
Quando comparado com os desvios anteriores, com base em seu comprimento e momento, espera-se que o desvio atual inicie um aumento considerável no preço do Bitcoin.
Comparação com os ciclos anteriores
O primeiro desvio (preto) ocorreu entre novembro de 2018 e fevereiro de 2021. Ele durou 84 dias. No seu extremo, a diferença entre a banda de Bollinger inferior (26) e o SSR (21) foi de cinco.
O segundo desvio (vermelho) foi mais curto, com duração de 39 dias entre março e abril de 2020. No entanto, ele foi mais extremo, pois em seu ponto mais baixo a diferença entre a banda inferior de Bollinger (22) e o SSR (15) foi de sete.
O terceiro desvio (amarelo) durou um período de tempo semelhante (37 dias), mas foi muito menos extremo, pois a diferença entre a banda de Bollinger e o indicador foi de apenas 1,5. Já o quarto desvio (azul) durou exatamente 30 dias, e a diferença entre a banda de Bollinger inferior e SSR foi de 2,5.
O desvio atual está acontecendo há 17 dias. Até agora, seu maior desvio foi de apenas 0,5, mas isso é esperado devido ao fato de o indicador estar em uma nova mínima histórica. Assim, de acordo com o histórico anterior, o indicador reverterá após no máximo 24 dias. Como os fundos do preço do BTC geralmente são atingidos no início do desvio, é possível que um fundo já esteja em vigor.
O artigo Indicador on-chain do Bitcoin (BTC) dá sinal de compra após atingir nova mínima foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.