Indicador de mineração do Bitcoin (BTC) mostra fundo de preço; análise on-chain

O Be[in]Crypto analisa os indicadores on-chain do Bitcoin (BTC) relacionados aos mineradores, mais especificamente a dificuldade nas compressões da fita e o Market Cap to Thermocap Ratio.

Dificuldade nas compressões da fita

A dificuldade nas compressões da fita é um indicador on-chain que usa médias móveis (MA) da dificuldade de mineração do Bitcoin. Em seguida, a compressão da fita adiciona um desvio padrão para determinar melhor se o mercado está próximo de um fundo de preço. Historicamente, valores entre 0,01 e 0,02 têm sido associados a fundos.

Em 2022, o indicador cruzou o território de sobrevenda (<0,05) em maio e está atualmente em 0,0153 (círculo vermelho).

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

No entanto, todos os três fundos do ciclo anterior do mercado (círculos pretos) foram alcançados em valores mais altos. Mais especificamente, o fundo de 2015 foi alcançado em 0,024, enquanto o fundo de 2018 foi alcançado em 0,019 e o de 2020 em 0,020.

Portanto, o indicador de dificuldade nas compressões da fita sugere que o BTC está próximo de um fundo. Essa leitura também está alinhada com outros indicadores de mineração, como o Puell Multiple e Hash Ribbon.

Fonte: Glassnode

Market Cap to Thermocap Ratio

O Thermocap é a quantidade agregada de moedas que são pagas aos mineradores. Ele serve como um indicador de quanto recursos de mineração são gastos. A relação Market Cap/Thermocap é criada dividindo-se a capitalização de mercado pela Thermocap. Ele é usado para determinar se o preço está sobrevendido ou sobrecomprado em relação ao gasto total de segurança pelos mineradores.

Valores de indicadores abaixo de 0,0000004 são considerados sobrevendidos. Historicamente, todos os fundos foram atingidos abaixo desse nível (círculo vermelho). Atualmente, o indicador está dando uma leitura de 0,00000056, que está acima dessa área de sobrevenda.

No entanto, é possível traçar uma linha de tendência de alta que conecta os fundos anteriores. Nesse caso, o indicador saltou nessa linha mais uma vez. Esta leitura alternativa suporta a possibilidade de que um fundo tenha sido alcançado. Se estiver correto, o indicador saltará nesta linha e reverterá sua atual tendência de baixa.

Fonte: Glassnode

O artigo Indicador de mineração do Bitcoin (BTC) mostra fundo de preço; análise on-chain foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...