Regulador de telecom da Índia conclui projeto piloto de blockchain móvel junto com a IBM
As empresas reguladoras e de telecomunicações da Índia concluíram testes de blockchain com a IBM para melhorar os registros de dados da rede móvel.
A Autoridade Reguladora de Telecomunicações da Índia (TRAI) concluiu pilotos da blockchain com a gigante de tecnologia IBM para melhorar os registros de dados móveis. Os ensaios foram noticiados hoje, 12 de dezembro, pelo jornal local local em língua inglesa The Economic Times.
O TRAI, regulador de telecomunicações da Índia, juntamente com grandes provedores de telecomunicações, concluíram testes com empresas de tecnologia como a IBM para explorar os benefícios do blockchain na melhoria de sistemas de redes móveis como portabilidade de número móvel (MNP) e registro de não me ligue (DNC). .
Sriram Raghavan, vice-presidente da IBM Research, afirmou que a empresa realizou prova de conceitos (PoC) e pilotos com “todos os principais fornecedores de telecomunicações”, bem como o TRAI. No entanto, o vice-presidente não especificou os nomes das empresas de telecomunicações que participaram dos testes.
Raghavan explicou que o mais recente aplicativo blockchain de telecomunicações permitirá que as empresas armazenem dados MNP e DNC em um ledger distribuído privado com “consentimento do cliente”. Segundo o especialista, a solução permitirá que a agência governamental tenha melhores ferramentas para monitorar a rede. “detectar mal-estar rapidamente”.
A portabilidade de número móvel, ou MNP, é um recurso que permite que os usuários de telefones celulares mantenham seus números de telefone celular quando mudam de uma operadora para outra. O registro de não me ligue, ou DNC, represents um registro de dados que visa fornecer aos clientes uma oportunidade de limitar chamadas de telemarketing recebidas.
Um funcionário da TRAI confirmou que fornecedores de telecomunicações estão atualmente trabalhando em acordos com empresas de tecnologia, como disseram em uma reunião nesta segunda-feira. De acordo com a autoridade, as empresas vão estabelecer o lançamento de sistemas de registros móveis baseados em blockchain “nos próximos meses”.
No final de maio deste ano, o TRAI anunciou seus planos para implementar blockchain, a fim de evitar a má conduta no setor de telecomunicações. A agência explicou que a solução blockchain forneceria aos reguladores melhores ferramentas de rastreamento para detectar spammers de telecomunicações que usam números de telefone não registrados de 10 dígitos.
Em meados de novembro, a IBM fez uma parceria com a principal fornecedora de telecomunicações espanhola, a Telefónica, para gerenciar o tráfego de chamadas de rede móvel internacional.