Banco central indiano esclarece regulamentos enquanto bancos locais evitam criptomoedas

Bancos como o HDFC e o State Bank of India alertaram os clientes contra as criptmoedas, citando sua circular anulada do RBI.

O banco central da Índia emitiu um aviso oficial sobre o fato de que os bancos locais estão alertando os clientes contra o uso de criptomoedas como Bitcoin (BTC).

Publicado na segunda-feira, o aviso indica que o Banco da Reserva da Índia está ciente de relatos da mídia de que certos bancos alertaram seus clientes contra a criptomoeda, referindo-se à circular anulada do RBI, de três anos .

“Tais referências à circular acima por bancos/entidades reguladas não são válidas, visto que esta circular foi anulada pelo Supremo Tribunal Hon’ble em 4 de março de 2020 na matéria de Petição de Mandado”, diz o aviso, enfatizando que a circular não é mais válido e não pode ser citado.

No entanto, os bancos e outras instituições financeiras regulamentadas ainda podem realizar processos de devida diligência do cliente relacionados aos padrões Anti-Lavagem de Dinheiro e Conheça seu Cliente de acordo com a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro de 2002, observou o RBI.

A declaração do RBI vem em resposta a reportagens da mídia alegando que alguns dos maiores bancos da Índia, como o HDFC Bank e o State Bank of India, advertiram seus clientes contra transações em moedas digitais. Alguns usuários alegaram que o HDFC Bank citou a ordem de 2018 do RBI que proibia o trade de criptomoedas na Índia. A proibição foi oficialmente revogada em março de 2020 pela Suprema Corte da Índia.

A notícia aumenta a incerteza prevalecente sobre o status legal da criptomoedas na Índia. No início deste ano, fontes anônimas alegaram que o governo estava planejando uma proibição geral de criptomoedas.

Leia mais:

Você pode gostar...