Bancos indianos consideram promover uso de tecnologia blockchain para pagamentos
Grandes bancos indianos planejam focar na implementação de tecnologia blockchain para aprimorar a qualidade de transações digitais.
A National Payments Corporation of India (NPCI) está considerando implementar tecnologia blockchain para fortalecer as transações digitais, segundo a revista financeira indiana Business Today informou em 14 de abril.
A iniciativa de dez bancos, sob o comando da Indian Banks’ Association (IBA), busca aprimorar a NPCI ao implementar tecnologia de contabilidade distribuída (DLT), segundo a empresa.
A NPCI, uma organização que opera sistema de pagamentos e transações na Índia e reúne 56 bancos nacionais como acionistas, an umbrella organization that operates retail payments and settlement systems in India and includes 56 national banks as stakeholders, foi estabelecida com a coordenação e suporte do Reserve Bank of India e do IBA. A NPCI vai focar no desenvolvimento de tecnologia blockchain no domínio de pagamentos para impulsionar transações digitais, diz o artigo. Ele também diz:
“A NPCI pretende desenvolver uma solução blockchain resiliente, em tempo real e altamente escalável. Ela propõe desenvolver essa soluçnao em uma solução/estrutura/tecnologia de código aberto.”
Como o Cointelegraph informou em julho do ano passado, cinco grandes bancos dos membros do BRICS, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, assinaram um acordo de consenso para o desenvolvimento de DLT para aprimorar a economia digital.
No segundo semestre do ano passado, especialistas em blockchain comandaram debates durante a conferência Money 20/20 em Las Vegas, destacando que a tecnologia blockchain vai substituir os atuais sistemas de pagamento, como o Cointelegraph republicou.