Rede de cooperação para inclusão feminina na nova economia terá painel de destaque no BlockCrypto Expo 2019
A história tem mostrado como as mulheres são capazes de abrir caminhos para novas conquistas.
Na área de tecnologia, não poderia ser diferente: elas estão sempre em menor número nas reuniões de negócios, meetups, eventos, cursos de atualização, etc.
Mas apesar da pouca representatividade, elas não desistem de encontrar mecanismos para fazerem suas vozes serem ouvidas.
“O que vemos na nossa área é uma amostra da sociedade. Entretanto, não faltam pesquisas apontando o imenso gap de gênero em setores como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”, afirma Liliane Tié Arazawa, community builder do Women in Blockchain Brasil.
Foi por conta deste gap que ela e Delza Carvalho decidiram, em 2017, criar um grupo para estimular a participação feminina nas discussões sobre nova economia e Blockchain.
As duas tomaram a iniciativa ao perceberem que eram as duas únicas mulheres a participar dos eventos da área, em meio a um ambiente lotado de homens engravatados. “Caiu nossa ficha de que precisávamos fazer alguma coisa para incentivar as mulheres”, explica Liliane.
Ela define o Women in Blockchain como uma rede orgânica, composta por mulheres participativas que mantém a comunidade sempre viva. Há também as mulheres que desejam apenas fazer parte. Todas são pessoas de verdade, não são bots ou perfis fake, sendo que a maioria se conhece tanto no ambiente virtual quanto no físico.
Quando começou o trabalho como community builder, ela percebeu que precisaria adaptar a comunicação para públicos distintos, tanto de perfis profissionais quanto de recortes geracionais.
“Já falamos para gestoras de empresas, mulheres empreendedoras, empreendedores sociais, estudantes universitárias, adolescentes e até crianças”, conta. Como já não dá conta sozinha, ela tem buscado identificar e incentivar outras community builders. “Nessa jornada, estamos experimentando uma gestão horizontal e além de palestras, workshops, curadoria em eventos e ajudamos outras mulheres a se projetarem também”.
Mas nem tudo são flores. Ela revela que, nos bastidores, ocorrem situações de assédio e outras ainda mais inusitadas de machismo e sexismo. “Tentamos direcionar da melhor forma, ativando nossa rede de apoio. Mas infelizmente estes problemas acabam nos consumindo também”.
Como em todo grupo que busca representatividade, existe expectativa e ansiedade em relação ao futuro do Women in Blockchain. “Todas desejam retomar o tempo perdido e garantir participação nas transformações digitais. Queremos fazer parte deste debate e ajudar a construir um futuro com mais equidade”, aponta Liliane.
No BlockCrypto Expo 2019, Liliane e suas companheiras do Women in Blockchain vão ministrar uma palestra sobre Blockchain no Empreendedorismo Feminino. O intuito é ganhar tempo na luta que já se arrasta por séculos e mostrar que as mulheres estão fazendo a diferença, utilizando tecnologia e no caso, Blockchain, para empreender e proporcionar um pouco mais de justiça social a outras mulheres e suas famílias. Um dos temas abordados está relacionado às novas leis que vão dar mais proteção aos dados pessoais.
“Estamos vivendo tempos difíceis, mas precisamos nos inspirar, conhecer mais exemplos e seguir em frente. Muita coisa está mudando e o tempo é o melhor aliado das transformações para melhor”, finaliza Liliane.
Sobre o BlockCrypto Expo 2019
O BlockCrypto Expo 2019 é o maior encontro sobre criptoeconomia e Blockchain da América Latina.
Seu objetivo é disseminar conhecimento sobre a nova era financeira e tecnológica e abrir discussões sobre os mais variados temas dentro do universo das cryptos, colaborando com a transformação digital pela qual caminho o mercado financeiro.
O objetivo do evento é consolidar-se como uma plataforma de fomento para as novas tecnologias que que vem revolucionando a forma como as pessoas fazem negócios.
Saiba mais em Rede de cooperação para inclusão feminina na nova economia terá painel de destaque no BlockCrypto Expo 2019