Depois de estímulo por COVID-19, Congresso dos EUA quer dólar digital para enviar ajuda aos não-bancarizados
Democratas dos EUA explora dólar digital para distribuir pagamentos de estímulo em pelo menos uma versão da nota de resposta COVID-19.
Em meio a um debate contencioso sobre o enorme pacote de estímulos em resposta à pandemia de coronavírus, os democratas na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos procuram implementar o dólar digital para otimizar os pagamentos aos EUA. cidadãos fora do sistema financeiro tradicional.
Dólar digital para pagamentos diretos às famílias
Uma minuta da legislação que circula em 23 de março propõe a criação de carteiras digitais para os EUA cidadãos a serem mantidos pelo Federal Reserve em uma seção intitulada “Pagamentos de estímulo direto para famílias”.
A seção prevê pagamentos mensais de US $ 2.000 para cada adulto que ganha menos de US $ 75.000 por ano, momento em que os pagamentos diminuem. Esses pagamentos durariam até a recuperação da economia.
Embora a proposta indique a opção de fornecer cheques, seria necessário que os bancos membros da reserva federal mantenham carteiras digitais em dólares para todos os clientes.
O pacote massivo de estímulos e o impasse atual
Esta versão do projeto parece vir do escritório da presidente da Câmara Nancy Pelosi (D-CA). A Lei da Bloomberg coloca a data de origem do projeto em 22 de março.
O projeto é forte, com todas as versões existentes chegando a mais de mil páginas e com o objetivo de distribuir mais de US $ 1,8 trilhão.
Nos dias 22 e 23 de março, os democratas no Senado bloquearam a versão republicana do projeto (que não mencionava dólares digitais). Os democratas criticaram o projeto de lei a favor de resgates a grandes empresas às custas dos cidadãos comuns.
Até o fechamento dos negócios em 23 de março, o Presidente Pelosi deveria apresentar uma contra-oferta na forma de um projeto de lei que estipulava US $ 2,5 trilhões em financiamento de estímulo.
O Cointelegraph procurou os escritórios do Presidente Pelosi e outros representantes, mas não recebeu nenhuma resposta até o momento. Este artigo será atualizado se houver respostas.