Apoio a CBDCs do FMI recebe críticas da comunidade cripto: ‘Ninguém deseja isso’
Um membro da comunidade descreveu as CBDCs como um “pesadelo distópico” e disse que elas dariam aos governos controle total sobre os indivíduos.
Enquanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) avança em sua política de desenvolvimento de tecnologias que oferecem suporte para moedas digitais de bancos centrais (CBDCs), alguns membros da comunidade cripto rmanifestaram-se veementemente contra a iniciativa.
Em uma rodada de discussão de políticas sobre CBDCs realizada em 19 de junho, o diretor do departamento de mercados monetários e de capitais do FMI, Tobias Adrian, apresentou um novo conceito de plataforma para pagamentos transfronteiriços, incluindo um projeto para criação de um sistema de pagamento que utiliza um único registro para registrar as transações de CBDCs. Segundo Adrian, a “plataforma XC” terá um único registro onde as representações digitais das reservas de bancos centrais em qualquer moeda podem ser trocadas.
Embora o FMI demonstre entusiasmo para compartilhar os novos avanços em direção à adoção de CBDCs, o mesmo não pode ser dito em relação a muitos membros da comunidade cripto, que interpretaram a ação como uma “tomada de poder” e afirmaram que ninguém deseja uma moeda controlada centralmente.
The IMF is creating a global CBDC platform. Where central banks globally would follow the same regulatory framework.
So, if you say the wrong thing in one country, you’ll have nowhere to flee as they can switch your money off anywhere in the world in any jurisdiction.
— Layah Heilpern (@LayahHeilpern) June 19, 2023
O FMI está criando uma plataforma de CBDC global, na qual os bancos centrais seguiriam globalmente um mesmo marco regulatório.
Portanto, se você disser uma coisa errada em um país, não terá para onde fugir, pois eles podem transferir seu dinheiro para qualquer lugar do mundo e em qualquer jurisdição.
— Layah Heilpern (@LayahHeilpern)
De acordo com um usuário do Reddit, o projeto não passa de uma nova tentativa do FMI de obter mais controle, argumentando que a organização agora está usando temas que eles “ignoraram por décadas”, como inclusão financeira, como um “cavalo de Tróia” para impulsionar a adoção de CBDCs. O Redditor escreveu:
“O FMI está mais uma vez de volta ao seu antigo jogo. Com as nações explorando CBDCs, o Fundo vê isso como uma nova oportunidade de acumular mais poder e controle.”
No Twitter, um usuário criticou a última ação do FMI dizendo que a nova plataforma se parece muito com uma “sh*tcoin.” O usuário do Twitter argumentou que os governos ou o FMI não deveriam ter poder de decisão sobre qual é a “melhor forma monetária.”
Respondendo ao anúncio da nova plataforma, outro membro da comunidade descreveu as CBDCs como um “pesadelo distópico.” O Redditor destacou que isso daria às agências governamentais controle total sobre os indivíduos, pois eles poderiam rastrear todas as transações dos indivíduos sob sua jurisdição e permitir que o FMI desative o acesso ao dinheiro de indivíduos inadvertidamente sempre que quiser.
Uma pessoa expressou alegria por não ter visto ninguém defendendo as CBDCs, afirmando que “ninguém quer esse” dinheiro gerenciado e controlado centralmente.
LEIA MAIS