Imagem vazada mostra moeda digital da China
Desde o boom do criptomercado, a China tem atuado de maneira ativa no desenvolvimento e concentração de diversas criptomoedas. Agora em meio a atual pandemia do coronavírus, o país asiático parece estar abraçando um projeto para um ativo digital próprio.
Mesmo com políticas bastante restritivas com relação a este tipo de token, o Banco Agrícola da China parece ter iniciado testes para a implementação da moeda digital.
Há uma certa relação paradoxal da China com criptomoedas. Por um lado, o comércio de Bitcoin e outros ativos é restrito e proibido. Por outro, a mineração do ativo digital e o desenvolvimento de tecnologia blockchain são estimuladas em todo o território.
Assim sendo, o projeto para um token nacional, que já estava em desenvolvimento há algum tempo, parece estar oficialmente a caminho de se concretizar.
Um relatório foi lançado pelo site chinês BlockBeats, lançado no último dia 14 de março. Ele mostra imagens de um novo aplicativo do banco agrícola, com foto em uma criptomoeda, começaram a circular.
A foto foi mostrada pelo WeChat, e mesmo não sendo totalmente traduzida pode-se notar o termo “DC” na tela inicial do programa. Este é o nome que muitos deram de Yuan digital que a China tem planos de implementar no país.
Ao que tudo indica, a China tinha planos de lançar o ativo digital no início deste ano. Porém, acabou tendo um atraso pela pandemia do COVID-19. De qualquer forma, no mesmo dia em que a tela deste aplicativo foi divulgada, o governo do país criou um consórcio de 15 organizações membros que trabalham com blockchain.
Entre as entidades que fazem parte deste projeto estão nomes de peso, como Banco Popular da China, o Tencent e o Baidu.
Estima-se, portanto, que este grupo trabalhará para elaborar padrões e planos que facilitem a adoção generalizada da tecnologia blockchain no país.
O Bank of International Settlements afirmou em um comunicado que este provável lançamento não poderia ocorrer em um “timming” melhor. Isso porque o atual surto de coronavírus provocou uma aversão ao dinheiro físico, um vetor para a transmissão da doença, fazendo com que este tipo de ação ganhe destaque.
Ao mesmo tempo, sistemas de pagamento digital como o WeChat Pay e o Google Pay começam a ganhar força.
A instituição afirma que infraestrutura de pagamentos digitais do banco central da China podem se tornar muito proeminentes. Desta forma, destaca a sua resiliência para proteger o país das diversas ameaças diante do panorama atual que o mundo enfrenta. Consequentemente, avalia que o dinheiro digital pode ser a melhor solução.
Saiba mais em Imagem vazada mostra moeda digital da China