‘Se 50% dos mineradores desligarem suas maquinas, Bitcoin ainda terá hashrate de 2018’, diz Antonopoulos

O especialista em Bitcoin disse que a rede não corre risco de segurança após o halving que acontece este mês.

O especialista em Bitcoin, Andreas Antonopoulos, falou em entrevista recente sobre o panorama do mercado do ativo digital após o halving. Segundo ele, o evento não prejudicará a segurança da rede.

Antonopoulos é um dos mais importantes especialistas em Bitcoin do mundo. Ele é autor do conhecido livro “The internet of Money”, sobre o ativo digital.

Em conversa ao site Be In Crypto, ele falou sobre o que espera do Bitcoin nos próximos anos e como o halving deve afetar a rede.

O Bitcoin passará pelo seu terceiro halving daqui a dez dias. O evento acontece a cada quatro anos e diminui pela metade a recompensa de novas moedas para os mineradores e, consequentemente, diminui a entrada de novos Bitcoins no mercado.

Muitos analistas acreditam que esté é um momento chave no ciclo de mercado do ativo e que, se a história se repetir, podemos ter o começo de uma longa tendência de alta de preço para o Bitcoin.

Apesar do otimismo, alguns membros da comunidade de criptomoedas acreditam que o corte na recompensa dos mineradores pode causar um abalo na segurança da rede Bitcoin, já que muitos destes participantes vão ser obrigados a desligar suas máquinas.

Antonopoulos discorda:

“Se 50% da capacidade de mineração for desativada amanhã de manhã, voltaremos para onde estávamos em 2018 em termos de hashrate.”

Segundo ele, se o poder computacional dedicado à rede Bitcoin caisse pela metade, ainda existiria um nível de segurança perfeitamente saudável. Assim, a rede não corre risco de segurança depois do halving.

Antonopoulos também falou sobre a idéia de que o Bitcoin irá substituir moedas nacionais. 

Para o especialista, isso não irá acontecer. Ele disse que, ao invés da substituição, o sistema tradicional e o mundo das criptomoedas vão coexistir:

“A era de um sistema monetário monopolista em que você nasceu e é a única moeda que você pode usar … essa ideia morreu em 3 de janeiro de 2009 com a introdução do Bitcoin. Agora estamos falando de um mundo de escolha.”

Antonopoulos acredita que as moedas agora são como a internet: você pode escolher quail rede deseja usar, de acordo com sua necessidade.

O “guru” do Bitcoin também falou a respeito da política econômica dos bancos centrais frente à crise econômica causada pelo coronavírus. Para ele o governo está fazendo o oposto do que alega:

“Trata-se essencialmente de uma transferência do futuro das classes médias baixas, roubando-as para pagar as corporações multinacionais mais ricas. E é nojento. Minha posição não foi de resgate.”

Sobre os desafios enfrentados pela indústria das criptomoedas para ganhar mais adoção, Antonopoulos disse que as carteiras de criptomoedas precisam aprimorar suas interfaces pois elas são o que o liga o usuário iniciante à rede Bitcoin.

Ele disse que esta não será uma tarefa fácil, pois os usuários destas carteiras geralmente esperam um serviço gratuito, dificultando a receita das empresas que desenvolvem este tipo de software.

Você pode gostar...