Agência de imigração dos EUA revela programa de inteligência contra lavagem de dinheiro com criptomoedas em mercados P2P e Darknet

As propostas de orçamento revelaram a existência de um ‘Programa de Inteligência de Criptomoeda’ dentro da agência de Imigração e Alfândega dos EUA.

O Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) revelou a existência de um Programa de Inteligência de Criptomoedas (CIP) na proposta de orçamento da agência para 2021.

A proposta afirma que o CIP procura identificar fluxos de capital não licenciados que ocorrem nos mercados de ponto a ponto (P2P), fóruns on-line e mercados darknet. O CIP foi desenvolvido pelo Bulk Cash Smuggling Center (BCSC) da ICE.

“O BCSC desenvolveu um Programa de Inteligência de Criptomoedas (CIP) que identifica empresas de serviços monetários não licenciados na forma de uso de sites ponto a ponto (P2P) por corretores de criptomoedas independentes, fóruns on-line e anúncios classificados, e mercados darknet (DNM) envolver-se em atividades de empresas de serviços financeiros sem licença (MSB). ”

ICE mira na lavagem de dinheiro

A ICE afirma que “uma grande parte” de MSBs não licenciados que operam com criptomoeda nos mercados darknet e nos mercados de P2P está envolvida na lavagem de produtos de narcóticos.

A agência acrescenta que aumentou seus recursos de treinamento e análise cibernética para “investigações cibernéticas direcionadas a mercados ilegais da darknet onde os precursores de fentanil e químicos são frequentemente vendidos”.

Os mercados da Darknet têm sido alvo de inúmeras ações de fiscalização do ICE nos últimos anos, com agentes do ICE recebendo “treinamento darknet avançado” desde pelo menos Setembro de 2019.

A ICE estabeleceu uma parceria com a Administração de Repressão às Drogas dos EUA em meados de 2017 para conduzir uma investigação nacional de um ano dirigida aos fornecedores de darknet, levando a mais de 35 prisões. A ICE também executou uma ação coordenada internacionalmente durante uma semana em outubro de 2016.

França e Áustria colaboram com investigação em blockchain

A revelação do Programa de Investigações em Criptomoedas da ICE em meio a esforços crescentes para reprimir a atividade darknet globalmente.

Em 25 de fevereiro, o Instituto Austríaco de Tecnologia do governo anunciou que havia feito parceria com a empresa francesa de segurança blockchain NIGMA Conseil para colaborar na análise forense de blockchain.

As empresas estão trabalhando para fornecer serviços forenses de blockchain para governos e empresas, incluindo raspagem na dark web e agrupamento de carteiras.

Você pode gostar...