IBM faz parceira com a Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi para sistema de cadeia de suprimentos blockchain

Uma companhia petrolífera nacional dos Emirados Árabes Unidos realizou com sucesso o teste piloto de um sistema blockchain para a produção de petróleo e gás.

A Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (ADNOC) colaborou com sucesso com a IBM para realizar o teste piloto de um sistema de cadeia de abastecimento blockchain, de acordo com um comunicado de imprensa da ADNOC publicado em 9 de dezembro.

A nota informa que a ADNOC – uma estatal de petróleo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) – está entre os principais grupos de energia e petroquímica do mundo, com uma produção diária de cerca de 3 milhões de barris de petróleo e 10,5 pés cúbicos de gás natural. .

O projeto piloto “forneceu uma plataforma única que rastreia as quantidades e valores financeiros de cada transação bilateral” entre as empresas envolvidas, automatizando a contabilidade, os relatórios de lançamento.

O sistema havia sido anunciado pelo Gerente da Unidade Digital da ADNOC, Abdul Nasser Al Mughairbi, na recente Assembleia Mundial da Capital Mundial em Londres. Durante a cúpula, ele observou que “esta poderia ser a primeira aplicação de blockchain na produção de petróleo e gás”. Al Mughairbi, em seguida, ilustrou ainda mais a sua percepção da tecnologia subjacente:

“O Blockchain é um divisor de águas. Reduzirá substancialmente nossos custos operacionais eliminando processos demorados e trabalhosos, reforçando a comercialização e comercialização de nossos produtos e criando valor sustentável a longo prazo.”

Zahid Habib, um representante da IBM, afirmou que o sistema “permite rastrear irrefutavelmente, cada molécula de óleo e seu valor, do poço ao cliente”. A ArabianGazette também acrescentou que, no futuro, os clientes e investidores terão acesso a os dados “fornecendo integração perfeita entre as partes interessadas”.

O comunicado de imprensa observou ainda o que o ADNOC espera que este sistema traga para a empresa e seus clientes:

“[O sistema] reduzirá o tempo necessário para executar transações entre [suas] empresas operacionais e aumentará significativamente as eficiências operacionais em toda a sua cadeia de valor. Também melhorará a confiabilidade dos dados de produção, permitindo maior transparência nas transações.”

A Cointelegraph reportou na semana passada sobre o lançamento de uma ferramenta de processamento baseada em blockchain da plataforma de gerenciamento pós-negociação VAKT, projetada para um grupo inicial de clientes da indústria de petróleo bruto, incluindo gigantes como BP, Equinor, Shell, Gunvor e Mercuria.

O Mercado Global de Abu Dhabi também completou um teste de um sistema baseado em blockchain no início desta semana. A zona financeira internacional na capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU) concluiu com sucesso um piloto para o projeto Conheça seu Cliente (KYC).

Você pode gostar...