IBM e CLS estão desenvolvendo uma plataforma para instituições financeiras a partir do blockchain
A IBM, em parceria com o provedor de liquidação de mercados de Câmbio, CLS, e outras nove instituições financeiras – dentre elas o Barclays e o Citigroup – revelaram, nessa segunda-feira, que estão testando uma plataforma conjunta baseada em blockchain.
A plataforma, LedgerConnect, oferecerá aplicativos e serviços proveniente de diferentes fornecedores em áreas como: verificação de conformidade do cliente, verificação de sanções e gerenciamento de garantias, disseram as companhias.
De acordo com o Reuters, o LedgerConnect – que é baseado em um modelo similar ao das lojas de aplicativos– tem como objetivo facilitar e agilizar os processos para as empresas que utilizam softwares baseados em blockchain.
A blockchain, que surgiu como o sistema que respalda o Bitcoin, é um livro-razão compartilhado de transações que é mantido por uma rede de computadores (descentralizado) e não por uma autoridade central.
Bancos e outras instituições financeiras têm investido milhões de dólares no desenvolvimento da tecnologia que prometo ajudar a simplificar uma infinidade de processos e reduzir custos.
Enquanto muitos aplicativos baseados em blockchain estejam sendo testados por bancos, poucos, de fato entraram em produção.
O CLS e a IBM esperam que o LedgerConnect ajude a acelerar essa adoção, tornando mais acessível o software baseado em blockchain para empresas financeiras.
Reduzindo tempo e custos
Construir e testar aplicações individuais pelos bancos seria muito caro e demorado, disseram eles. Dessa forma, uma plataforma compartilhada e administrada por um único provedor pode ajudar a garantir a verificação de diferentes fornecedores, sem deixar de lado os padrões técnicos e de segurança requeridos pelas empresas financeiras.
O CLS é responsável por estabelecer mais de US$ 5 trilhões de instruções de pagamento por dia para seus membros, e dentre seus parceiros estão algumas das maiores Instituições financeiras do mundo, como o Barclays e o Citi.
“O Barclays está participando de uma prova de conceito do LedgerConnect para possamos ganhar experiência e compreensão de uma nova rede de aplicativos de blockchain – e também testar alguns casos de uso nessa rede”, Comentou Lee Braine, do escritório de investimentos de tecnologia do Barclays.
Após o teste da plataforma – e desde que haja demanda suficiente no mercado – o CLS e a IBM esperam torna-la amplamente disponível para o setor.
O post IBM e CLS estão desenvolvendo uma plataforma para instituições financeiras a partir do blockchain apareceu primeiro em Criptoeconomia.