Plataforma blockchain da IBM é usada em exportações do Brasil para países da Liga Árabe

Câmara de Comércio Árabe-Brasileira anuncia implementação de tecnologia que pode oferecer mais “transparência” para o setor.

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) anunciou a implementação da “IBM Blockchain Platform” no serviço de exportação de produtos do Brasil para os países árabes.

Assim, o projeto deverá “digitalizar, acelerar e trazer mais segurança a processos de exportação entre o Brasil e os 22 países da Liga Árabe”, de acordo com anúncio da IBM publicado nesta segunda-feira (9).

Com a implementação do negócio, o sistema que usa a tecnologia blockchain funcionará inicialmente entre as exportações do Brasil para a Jordânia, podendo depois ser estendido para os demais países que representam a CCAB e que fazem parte da Liga Árabe.

Blockchain na exportação

Em busca de mais transparência na exportação de produtos de origem brasileira, a CCAB decidiu utilizar a tecnologia blockchain para gerenciar a atividade de exportação para países da Liga Árabe.

Anunciada nesta segunda-feira (9), a CCAB implementou a tecnologia através do projeto do sistema Ellos, que permite uma integração entre exportadores e toda a cadeia produtiva brasileira que atende a câmara.
Para a IBM, além de transparência a mudança no processo de exportação da CCAB deve oferece mais agilidade e praticidade para os associados que fazem parte da organização.

“A solução também inclui o desenvolvimento de uma aplicação baseada em IBM Blockchain, oferecendo aos usuários dos serviços da CCAB mais agilidade, praticidade e transparência aos processos de exportação.”

Inicialmente, o projeto estará funcionando entre as exportações do Brasil e da Jordânia, onde já existem esforços para digitalizar a atividade mediante o uso da tecnologia blockchain.

Segundo o secretário-geral da CCAB, Tamer Mansour, o projeto representa uma grande inovação para o setor de exportações de países que fazem parte da Liga Árabe.

“A IBM nos trouxe uma metodologia e as tecnologias necessárias para darmos um passo além nas operações, com agilidade para fazer a inovação acontecer.”

IBM Cloud

A tecnologia blockchain é responsável pelo novo sistema de gerenciamento de dados para exportações brasileiras para países da Liga Árabe, que utilizará também a tecnologia do serviço de armazenamento em nuvem, o IBM Cloud.

Segundo a empresa de tecnologia, o acesso da CCAB ao sistema acontecerá através do IBM Cloud, que promete “integrar dados de toda cadeia exportadora para os países árabes”.

O ambiente de T.I. da CCAB também foi completamente migrado para o IBM Cloud. A transformação pode resultar em mais “agilidade” para o gerenciamento de informações mantido pela organização árabe-brasileira.

“A CCAB também migrou seu ambiente de TI para a IBM Cloud, o que trouxe mais agilidade para o desenvolvimento de novas aplicações e possibilitou melhorias em manutenção, custos e esforços das equipes, que enfrentavam desafios diários por conta de sistemas legados e complexos.”

O Brasil é considerado um dos maiores exportadores de produtos de origem animal para países árabes, conforme noticiou o Cointelegraph. Em um evento sobre o acordo de exportação entre os países, a tecnologia blockchain foi citada como um processo de certificação para alimentos produzidos para exportação, conhecidos como halal.

Leia Mais:

Você pode gostar...