IA, CBDCs e Cripto são destaques no Web Summit Rio
Com expectativa de receber cerca de 30 mil pessoas, a 2ª edição carioca do Web Summit Rio espera visitantes de mais de 90 países.
Inteligência Artificial, indústria de criptoativos, ETFs, de Bitcoin, tokenização, soluções de pagamentos digitais, CBDCs e Drex estão entre os temas de destaque este ano.
A Transfero é a empresa por trás da primeira stablecoin brasileira BRZ. Ela garantiu um espaço exclusivo para disseminar conteúdo o setor cripto com casos de uso e especialistas.
Para Márlyson Silva ,CEO da Transfero, que também tem sede no crypto Valley suíço, o Web Summit Rio será uma excelente oportunidade para criar debates e conversas interessantes sobre o futuro das finanças e como cripto pode ser um player importante dentro dessa dinâmica.
Portanto, o executivo vai dividir o palco com referências cripto para “falar sobre o futuro para exchanges após um 2022 agitado e como esses players importantes no ecossistema cripto podem superar os desafios e aproveitar as muitas oportunidades que estão surgindo”.
Desafios da indústria cripto e futuro do dinheiro
Open Finance, ETF de Bitcoin, Drex e América Latina são temas certos no palco Transfero
“No dia 18, eu vou falar sobre o papel da cripto no mercado da América Latina. A ideia é apresentar o panorama atual, falando dos desafios da população na região quando falamos em liberdade financeira, passando pelas soluções que já estão ajudando e as oportunidades para os próximos anos, contribuindo para a conexão dos países desse continente com o restante do mundo, criando um sistema financeiro verdadeiramente global.” concluí o CEO da Transfero.
BeInCrypto mediará painéis
O BeInCrypto marcará presença no WebSummit que vai além da cobertura jornalística para o portal.
Mediaremos o painel sobre Governos, CBDC e stablecoins – mudança digital – no dia 17/04, pavilhão 4 no stand da Transfero.
Vinícius Frias, empreendedor e executivo de finanças e tech com Dan Yamamura, fundador da Fuse Capital com mais de três décadas de experiência no setor de investimentos trarão insights sobre o tema.
Ainda no mesmo dia e espaço, o BIC participa do Borderless Finance: A Real Possibility. Em suma, o tema vai girar em torno das finanças sem fronteiras.
Participam do bate-papo o especialista em OpenFinance e diretor de operações da Iniciador, Gustavo Bresler. O educador que também é vice-coordenador do UX Workgroup do Open Finance Brasil vai levar ao público temas de grande relevância como:
- Roadmap de CeFi do Banco Central e interações potenciais com DeFi (ou HyFi?): Pix, Open Finance, Transferências Inteligentes, DREX, padronização de APIs de produtos financeiros, “Super App” bancário;
- Papel do Open Finance na composição de novos serviços financeiros e arranjos bancários (momento de rebundle de serviços de diversos provedores em torno de um BaaS);
- Transferências Inteligentes: primeira camada programática em cima do Pix obrigatória para todos os bancos (Se “gatilho” acontecer -> Envie X via Pix da Conta A para Conta B automaticamente);
- Embedded Finances e distribuição/contratação de produtos financeiros em interfaces terceiras (Crédito, Seguros, Investimentos, etc) através de APIs padronizadas;
- Casos de uso imediatos: de preferência, integrados a produtos da Transfero – BaaS, Exchange, Agregador de Pagamentos, Top-Ups, entre outros.
Para completar o painel, o executivo de Marketing da Transfero, Guilherme Murtinho.
Hathor fará teste público em rede de nano contratos inteligentes
Outra novidade que será apresentada nesta edição do Web Summit será o teste público de Nanos contratos que a Hathor fará. A solução, conforme a empresa, foi criada para sanar as “principais dores do mercado”
O lançamento acontece no dia 17 de abril, por um dos co-fundadores da plataforma, Yan Martins. A promessa do produto é acabar com o estágio de desenvolvimento do ciclo de vida do smart contract, com uso de blueprints criados na rede da Hathor.
Entre os benefícios prometidos estão ganhos de escalabilidade, taxas zero, queda no congestionamento das redes – “pois não consumirá recurso computacional além do mínimo exigido e ajudará na transparência, sendo necessário apenas auditar o catálogo de blueprints”.
O que são Nano Contratos?
Além disso, segundo a equipe da Hathor Labs, com os Nano Contratos, as equipes de projeto podem evitar a necessidade de desenvolver e auditar contratos do zero. É possível aproveitar o código-fonte embutido na plataforma Hathor. A blockchain oferece uma variedade de modelos pré-definidos, funcionando como contratos pré-fabricados.
Na prática, significa que esses modelos são como formulários que só precisam ser preenchidos para atender às necessidades específicas do projeto.
Essa abordagem não apenas aumenta a segurança e a agilidade dos projetos, mas também os torna mais acessíveis. Especialmente para organizações com recursos limitados que normalmente não poderiam arcar com os custos associados à criação de smart contracts.
Mais de 1.000 bolsa de IA para talentos
Um dos focos do Web Summit Rio é a Inteligência Artificial. Assim, diversos palestrantes irão trazer o tema sob diversas óticas.
Carine Roos é mestre em Gênero pela London School of Economics and Political Science – LSE. Ele vai abordar como a geopolítica moldará a regulamentação de IA – ainda em discussão em diversas nações.
“Embora as tecnologias possam fortalecer os princípios universais de dignidade e as democracias, do mesmo modo conseguem enfraquecê-los, gerando polarização e divisão. Nas redes sociais, observamos tanto o aumento da desinformação, quanto às denúncias de brutalidade policial contra a população negra. Ou seja, podemos fazer um bom e eficaz uso do artifício. Mas antes é necessário formar um ecossistema responsável, estabelecendo regras transparentes acerca da implementação e aplicação”, pontua Roos.
Enquanto isso, a Soy Startup Latam vai oferecer 1.000 bolsas de estudo para os convidados do Web Summit Rio 2024.
Os temas do programa de Bolsas de Estudo de IA: Your Launchpad to AI Mastery abordarão desde a evolução da IA generativa, negócios, casos do mundo real em vários setores a desafios e maneiras práticas de usar a tecnologia. O foco é, portanto, em entusiastas tech, operadores e empreendedores.
O artigo IA, CBDCs e Cripto são destaques no Web Summit Rio foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.