‘Não sei o que é PIX, não tomei conhecimento, vou falar com o Campos Neto’, declara Jair Bolsonaro

Presidente disse não saber o que é o PIX e que nem tinha conhecimento do novo sistema do Banco Central do Brasil

O PIX, novo sistema de pagamentos do Banco Central do Brasil, promete ser uma revolução no sistema financeiro nacional.

Porém, embora o BC venha desenvolvendo o sistema há mais de 1 ano e seja um dos principais projetos do BC, nesta segunda (05) dia do lançamento oficial do PIX o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, declarou não conhecer o sistema.

Abordado por um  jornalista na manhã desta segunda e parabenizado sobre o sistema, o presidente declarou que não sabia o que era o sistema e nem tinha tomado conhecimento de seu lançamento.

“Não tomei conhecimento, vou conversar esta semana com o Roberto Campos”, respondeu o presidente, em relação ao presidente do BC.

Aviação Civil

Antes de responder que não sabia o que era o PIX, quando foi perguntado sobre o sistema, o Presidente demonstrou total desconhecimento do sistema e chegou a falar que ele iria desburocratizar tudo sobre ”aviação civil”.

“Tem um documento aí da turma do Tarcísio (ministro de Infraestrutura) esta semana que vai praticamente desregulamentar, desburocratizar tudo sobre aviação civil aí, carteira de habilitação para piloto”, disse Bolsonaro.

PIX já tem 200 mil chaves

Porém, enquanto o presidente desconhece o sistema, o Banco Central revelou que já recebeu o cadastro de 200 mil chaves para o PIX.

Ainda segundo o Banco Central, o número foi surpreendente e não era esperado pela instituição em tão pouco tempo.

Somente na primeira hora de casdastramenteo foram registradas 50 mil chaves.

Porém, como cada cidadão pode ter até 5 chaves no PIX, não foi divulgado quantas pessoas diferentes já haviam aderido ao sistema.

Moeda Digital

O PIX promete revolucionar o sistema financeiro nacional e, com ele, os pagamentos entre as pessoas.

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o PIX pode inclusive resultar na criação de uma Moeda Digital (CBDC) para o Brasil.

De acordo com Campos Neto, a moeda nacional precisa ser “aperfeiçoada” e por isso, o BC planeja que o processo de modernização da economia tenha como resultado uma moeda digital para o Brasil.

“Vemos daqui para frente a união de uma forma de pagamento instantâneo, aberto e interoperável. com um sistema de dados aberto. Onde ele se encontram em algum momento lá na frente  junto com uma moeda que tem que ser aperfeiçoada. A gente tem um projeto de simplificação dos processos de fechamento de câmbio e que vão combinar com uma moeda conversível (….) Lá na frente a gente enxerga um mundo muito mais digitalizado com uma moeda digital”, revelou Campos Neto.

LEIA MAIS

 

 

Você pode gostar...