Huobi lança produto para tentar controlar flutuação das stablecoins
A Huobi, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo em volume negociado, anunciou o lançamento do HUSD, uma solução integrada focada nas múltiplas stablecoins (moedas estáveis).
A soluçãovai permitir aos usuários alternar entre diferentes tipos de stablecoins em caso de flutuações do mercado, foi divulgada no sábado (20) no site da exchange.
Um dia antes, no Twitter a Huobi chamou de “a nova e exclusiva solução de stablecoin”.
Find out more about Huobi’s new and unique stablecoin solution, the $HUSD. https://t.co/cEFB8wGgUg@PaxosStandard @TrustToken @GeminiTrust @Circlepay #HuobiGlobal #StableCoin
— Huobi Global (@HuobiGlobal) October 19, 2018
As stablecoins que começaram a ser negociadas em 19 de outubro são as seguintes: (PAX), da Paxos, TUSD da TrustToken, USDC da Circle e a stablecoin da Gemini, GUSD.
A comunicado frisou dois motivos para a ação: “Eliminar a necessidade de escolha entre múltiplas stablecoins existentes; Poupar custos de troca/trade entre stablecoins.
Antes, os usuários que depositavam GUSD, por exemplo, ficavam limitados a convertê-los em uma criptomoeda não vinculada, como bitcoin. Agora, usando o HUSD, eles podem depositar qualquer uma dessas stablecoins inseridas na plataforma e fazer a retirada à sua escolha, explicou a Coindesk.
Robin Zhu, diretor de operações da Huobi, disse em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (19) que o HUSD não é em si um protocolo ou stablecoin, mas sim um meio que facilita a troca entre as diferentes stablecoins, relatou o site.
“O mercado poderá ter centenas de stablecoins no futuro. Embora saibamos a integração de produtos estabilizados mais regulados, esperamos que o uso do HUSD possa ajudar a manter a estabilidade deste mercado”, disse Zhu.
Como vai funcionar
Se um usuário depositar 10 PAX na exchange, sua conta será creditada com 10 HUSD. Ao retirar esses ativos após a negociação, ele pode optar por retirar 10 GUSD, por exemplo, que serão retirados do pool de GUSD que outros usuários depositaram na plataforma, como mostra a figura abaixo.
No entanto, o fato de o usuário poder sacar todos os seus ativos em uma única moeda estável depende do fornecimento suficiente na pool.
De acordo com a Coindesk, Zhu disse que plataforma possa se tornar num cenário em que a stablecoin pode não ter um pool grande o suficiente para cobrir todos os pedidos de retirada. No entanto, ele diz que há uma solução.
“Nessas circunstâncias, vamos recomprar essas moedas de seus emissores para a pool”.
A Huobi não vai listar, contudo, os pares de negociação para as stablecoins da plataforma contra os principais criptoativos como o bitcoin e o ethereum. Em vez disso, a empresa vai abrir pares HUSD/BTC, HUSD/ETH, entre outros, nas próximas semanas.
A stablecoin mais conhecida atualmente, o Tether (USDT), que tem estado no centro dos rumores sobre a confiabilidade, não está incluída na pool da Huobi. Em vez disso, a empresa vai abrir o par HUSD/USDT nesta terça-feira (23).
Zhu explicou:
“O Tether não tem um relatório de auditoria confiável e regularmente divulgado para provar sua reserva em dólares dos EUA”.
“A Huobi Global iniciará os serviços de retirada das stablecoins em uma a duas semanas. A hora e a data específicas serão notificadas através de um anúncio separado”, diz a nota.
O Tether tem levantado suspeitas desde o ano passado depois que repetidas emissões de moedas no mercado tiveram um efeito imediato sobre os preços do bitcoin.
Em junho deste ano, um estudo revelou que a stablecoin poderia ter manipulado o preço do BTC.
Os pesquisadores usaram algoritmos para analisar dados de blockchain e descobriram que as compras com Tether eram feitas após as desacelerações do mercado, o que resultava em aumentos consideráveis no preço da maior criptomoeda do mercado.
Isso produziu uma ligação clara entre a impressão de novos tokens Tether e os aumentos de preço do bitcoin após grandes quedas no preço.
Huobi no Brasil
Desde que foi lançada no Brasil, a exchange tem feito airdrops para angariar novos clientes. Os criptoativos já distribuídos ou que estão em fase de distribuição são 300 mil Zilliqas (ZIL), 60 mil IOTAs (Miota) e 7 mil Waves.
Para participar é preciso se cadastrar no site da empresa e seguir alguns passos, como curtir a página no Facebook e realizar a verificação da conta. A distribuição é tanto para novos quanto para antigos clientes.
- Acompanhe a cotação das 100 maiores criptomoedas do mercado, acesse: https://portaldobitcoin.com/cotacoes/
- Leia mais: Hackers da Coreia do Norte roubaram mais de R$ 2 bilhões em criptomoedas: Relatório
O post Huobi lança produto para tentar controlar flutuação das stablecoins apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.