HSBC India conclui transação conjunta blockchain com a gigante holding indiana RIL
O HSBC India e a gigante indiana Reliance Industries concluíram uma transação conjunta de trade finance com blockchain.
A subsidiária indiana da maior empresa global de serviços bancários e financeiros HSBC e a gigante indiana Reliance Industries (RIL) completaram uma transação de trade finance com blockchain, informou o jornal de negócios indiano The Hindu Business Line no domingo, 4 de novembro.
A transação de carta de crédito (LoC) suportada por blockchain, supostamente a primeira desse tipo na Índia, envolveu a exportação pela RIL para o cliente norte-americano Tricon Energy, que reduziu suficientemente o tempo e os custos de processamento da documentação. O novo sistema representa uma melhoria significativa nas interações do mercado global de exportação, reunindo todas as partes em uma plataforma, observa a The Hindu Business Line.
De acordo com o artigo, a solução de transação foi implementada através da integração do blockchain com uma plataforma eletrônica de conhecimento de embarque (eBL) denominada Bolero. Introduzido pela primeira vez em novembro de 2016, o sistema Bolero eBL permite a emissão e gerenciamento de notas fiscais eletrônicas, bem como permite transferências digitais de títulos de mercadorias de vendedores para compradores em uma negociação.
O diretor financeiro conjunto da RIL, Srikanth Venkatachari, comentou que a implantação do novo blockchain demonstrou um potencial significativo para reduzir os prazos envolvidos no gerenciamento da documentação de exportação dos “atuais sete a dez dias para menos de um dia”.
No início desta semana, um grupo de grandes bancos globais, incluindo HSBC seidado no Reino Unido, BNP Paribas e Standard Chartered, lançou uma plataforma blockchain para tratar do financiamento do comércio internacional. A plataforma, apelidada de eTrade Connect, é supostamente capaz de reduzir o tempo necessário para aprovar os pedidos de empréstimo comercial de 36 para quatro horas.
Em maio deste ano, o jornal internacional Financial Times informou que o HSBC concluiu a primeira transação global de financiamento do comércio alimentada por blockchain. A transação envolveu um LoC para o conglomerado alimentar e agrícola dos EUA Cargill.