HSBC entra com pedido de patente para abrir banco e oferecer cartões no metaverso

Banco também planeja lançar produtos em forma de marketplace de NFTs.

O HSBC, um dos dez maiores bancos do mundo, ingressou com três registros junto ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO) no último dia 12, segundo o que publicou o advogado Mike Kondoudis no Twitter.
Os pedidos englobam a abertura de um banco no metaverso, consultoria e serviços financeiros, emissão de cartões de crédito/débito virtuais e criação de prudutos e serviços por meio de tokens não fungíveis (NFTs), entre outras solicitações.

O metaverso está especificado no primeiro registro (IC 009), em que o HSBC solicita registro de um software para facilitar transações de pagamentos seguras por meios eletrônicos no ambiente virtual, verificação de identidade e prevenção de fraudes no metaverso e serviços bancários no ambiente virtual, entre outros.
No segundo pedido (IC 035), o banco menciona a criação de um marketplace online para compradores e vendedores de produtos e mídias digitais, NFTs, serviços com cartão de crédito, empréstimos e financiamentos, pagamentos, serviços financeiros, de pagamentos e de investimentos, entre outros serviços.
Em relação ao terceiro registro (036), o HSDB reivindica uma patente de provedor de cartão de crédito virtual, solicitação que engloba cartões de débito, cartões pré-pagos, cartões virtuais de pagamento e outras transações no metaverso, além de processamento de operações, conta corrente  e exchange virtual, entre outros serviços. 
Os pedidos de patente representam mais uma empreitada do banco relacionada às tecnologias emergentes e disruptivas. No final de janeiro, por exemplo, o HSBC sinalizou que o banco pretendia abarcar o mercado de tokenização por meio da contratação de um “diretor de produto de tokenização GPBW.” 
Fora do caminho das criptomoedas, recentemente o banco encontrou um “espinho” em seu caminho, no caso uma multa de US$ 15 milhões aplicada pela SEC, a comissão de valores mobiliários dos EUA, contra a HSBC Securities (HSI), braço de valores mobiliários do HSBC, alegando violação de registros relacionada ao uso do WhatsApp, conforme noticiou o Cointelegraph.  

Você pode gostar...