HSBC e ING Bank executam primeira transação transfronteiriça da Índia com blockchain
O HSBC e o ING Bank executaram, conjuntamente, a primeira transação comercial transfronteiriça da índia usando a tecnologia blockchain. O acordo foi estabelecido entre a maior companhia do setor privado do país, a Reliance Industries e uma empresa americana, de acordo com o Business Today.
As instituições financeiras supracitadas facilitaram a carta de crédito — a garantia bancaria do pagamento de um comprador — entre as duas empresas de energia, em uma transferência de títulos totalmente digitalizada.
O procedimento foi executado pela empresa de blockchain R3’s Corda, que é descrita como uma plataforma de “aplicação única compartilhada, em vez de exigir múltiplos sistemas digitais isolados em várias contrapartes.”
Segundo o HSBC, a transação validou a viabilidade comercial e operacional da blockchain, como alternativa às trocas convencionais baseadas em documentos em papel.
Altas despesas
Atualmente, compradores e vendedores utilizam cartas de crédito apoiadas em papel para concluir transações que devem ser enviadas a cada parte por correio ou fax, aumentando os custos e as chances de atraso.
“O uso da blockchain tem um impacto transformador nas transações de trade finance e permite maior transparência e segurança, além de torná-lo mais simples e rápido. A eficiência geral que traz para as transações financeiras garante uma relação custo-benefício, uma recuperação mais rápida e, potencialmente, libera liquidez para os negócios”, ponderou Hitendra Dave, diretor de serviços bancários e mercados globais do HSBC.
Srikath Venkatachari, CFO da Reliance Industries, disse, por sua vez, que o uso da tecnologia blockchain promove o potencial para reduzir os prazos na troca de documentação de exportação dos atuais 7 a 10 dias para menos de um dia.
“Quando adotado em escala, ajuda na otimização significativa do capital de giro”, argumentou ele.
Especificamente, a carta de crédito foi emitida pelo ING Bank para a distribuidora de produtos químicos Tricon Energy USA (importador), que teve como destino o HSBC Índia, banco de representação e negociação da Reliance Industries (exportador), conglomerado indiano de petróleo e energia.
Fonte: CCN e Economic Times
O post HSBC e ING Bank executam primeira transação transfronteiriça da Índia com blockchain apareceu primeiro em Criptoeconomia.