HSBC: Apesar do coronavírus, plataforma blockchain garante financiamento comercial

Uma plataforma de financiamento comercial blockchain desenvolvida por oito grandes bancos, entre eles HSBC, BNP Paribas e Citi, está pronta para o lançamento comercial em Singapura.

Uma plataforma blockchain de financiamento desenvolvida por oito grandes bancos, entre eles HSBC, BNP Paribas e Citi, está pronta para o lançamento comercial em Singapura no segundo trimestre de 2020.

Chamada Contour, o lançamento segue um teste bem-sucedido da plataforma, envolvendo mais de US$ 30 milhões em transações de carta de crédito no ano passado, informou o South China Morning Post em 5 de março.

As transações de carta de crédito são um mecanismo de pagamento amplamente utilizado no comércio internacional, no qual um banco fornece ao vendedor uma garantia econômica para o pagamento.

Como o coronavírus continua a abalar os mercados globais, um executivo regional disse a repórteres que a plataforma pode garantir que as negociações comerciais ocorram sem problemas, mesmo em tempos de crise.

Ajay Sharma, chefe regional de finanças globais de comércio e recebíveis do HSBC, afirmou que:

“A alavancagem da blockchain para financiamento comercial superou as restrições físicas que estamos tendo hoje.”

Ele acrescentou que a empresa que opera a Contour espera ter uma força de trabalho de cerca de 20 funcionários até o final do ano.

Um caso de uso estabelecido para blockchain

As plataformas blockchain de financiamento comercial apoiadas por bancos já são predominantes na Ásia-Pacífico e no mundo. Em 2018, uma plataforma chamada eTrade Connect – apoiada pelo HSBC, BNP Paribas, Standard Chartered e nove outros bancos – foi lançada em Hong Kong.

A plataforma de financiamento comercial we.trade – que também conta com o HSBC como banco fundador, ao lado do Rabobank, Santander, Société Générale, UniCredit, Deutsche Bank e outros – contou com a blockchain da IBM, Hyperledger Fabric, para concluir suas primeiras operações no início do ano .

Na China, nesta primavera, uma iniciativa afiliada ao Banco Popular da China, administrada pelo regulador de reservas cambiais do país, pilotou seu próprio sistema blockchain de financiamento comercial transfronteiriço nas três principais províncias comerciais.

Verificou-se que a tecnologia blockchain é benéfica em todo o processo de financiamento comercial – permitindo a verificação automatizada de documentos aduaneiros e os saldos de financiamento correspondentes e permitindo o compartilhamento de dados transparente e em tempo real.

Em Omã, as principais empresas de petróleo e gás e o HSBC Bank Oman SAOG, realizaram sua primeira carta de crédito totalmente digitalizada na blockchain usando a plataforma Corda da R3 no outono passado.

Você pode gostar...