Como o mercado reagiu ao desbloqueio de Bitcoins da Grayscale
O efeito imediato foi o Bitcoin cair para a faixa dos US$ 30 mil na segunda-feira e na sequência perder esse suporte.
Desde o seu lançamento em 2013, o GBTC da Grayscale tem sido um veículo de investimento para investidores financeiros tradicionais obterem exposição ao Bitcoin. O fundo de investimento do GBTC segue o preço do Bitcoin devido às suas participações de 654.000 Bitcoins em estoque, embora tenha notoriamente passado de um prêmio significativo para um desconto ao longo de 2021. Este prêmio variável e o desbloqueio do GBTC tem implicações potenciais positivas ou negativas que iremos pesar para avaliar seu impacto no preço subjacente do Bitcoin.
Fonte: IntoTheBlock
Os investidores que investem no GBTC estão sujeitos a um período de indisponibilidade de seis meses para suas ações, justamente para manter o mercado com um equilíbrio mínimo entre oferta e demanda. Com base nos dados da bybt, um valor recorde equivalente a 40.000 BTC está definido para ser desbloqueado ao longo de julho, com o maior desbloqueio de 16.240 BTC tendo ocorrido em 17 de julho. O efeito imediato foi o Bitcoin cair para a faixa dos US$ 30 mil na segunda-feira e na sequência perder esse suporte.
Fonte: Coingecko
Muita incerteza surgiu em torno do desbloqueio do GBTC. As buscas no Google pelo termo “desbloqueio GBTC” atingiram seus níveis mais altos à medida que os traders buscam entender seu impacto. Uma vez que o desbloqueio de seis meses é para investidores que compraram GBTC em janeiro, vale a pena analisar a situação naquela época.
Em média, em janeiro, o GBTC estava sendo negociado com um prêmio de 8% a 10% em relação ao Bitcoin. No entanto, os contratos futuros foram negociados com um prêmio ainda maior, de 15% a 20%. Isso criou uma oportunidade de arbitragem comumente conhecida como carry trade, em que um investidor, neste caso, compraria GBTC e futuros de Bitcoin para ganhar a diferença em seus prêmios, menos os custos de negociação e de carregamento.
À medida que o GBTC é desbloqueado e os traders procuram realizar seus lucros sem risco, eles têm que fechar sua posição (short position) da negociação para fazer a diferença. Isso destaca o potencial cenário positivo do desbloqueio, onde o desenrolar das posições curtas usadas para o popular carry trade resulta em pressão de compra sobre o Bitcoin. Contudo, isso não aconteceu, pois o Bitcoin desvalorizou-se em média 1.5% quando a venda massiva dos estoques do GBTC. aO índice Grayscale BTC perdeu 44.27%. O mercado como está imerso sob intensas incertezas não reagiu bem a entrada de tanta liquidez.
Por outro lado, há um argumento a ser feito para que o desbloqueio levaria à pressão do lado do vendedor. Analistas do JPMorgan tinham defendido esse ponto de vista. O desbloqueio neste cenário poderia ser visto como uma chance para os investidores venderem suas ações do GBTC. No entanto, o que realmente aconteceu foi que a maioria dos investidores que procuraram fazer caixa com o desbloqueio e subsequente vendas das ações do GBTC perceberam uma perda devido aos preços do Bitcoin negociados em um nível semelhante ao de janeiro, fazendo com que o preço do GBTC passasse de um prêmio para um desconto. Com efeito, todo o mercado de derivativos operou com queda de média de 0.05%.
Fonte: IntoTheBlock
O mercado precificou o desbloqueio do GBTC
Depois de se manter em níveis positivos ao longo dos primeiros quatro meses de 2021, as taxas de financiamento para os swaps perpétuos de Bitcoin caíram em território negativo em maio. Até agora, em julho, o financiamento tem sido predominantemente neutro (0,00%), mas nos últimos dias caiu para valores negativos em quatro dos dez contratos com maior número de contratos em aberto. É importante notar que apenas o Kumex do KuCoin obteve uma taxa média de financiamento positiva para 15 de julho.
LEIA MAIS