Como não perder tudo durante uma ‘bull run’

Os investidores podem segurar ou negociar durante uma ‘bull run’ do Bitcoin, mas os especialistas recomendam que, acima de tudo, sejam céticos.

Com o sentimento sugerindo que o Bitcoin (BTC) e os mercados de criptomoedas estão prestes a entrar em alta, veteranos experientes estão alertando sobre as lições aprendidas de ralis anteriores.

Com o Bitcoin corrigindo 5% no dia anterior, o Crypto Fear and Greed Index está de volta a 75. Uma medida de sentimento que olha para a volatilidade, volume de mercado e atividade de mídia social de moedas digitais, uma leitura de 75 equivale a “ganância.” Ligeiramente abaixo de 84 – ou “ganância extrema”- que foi registrada em 10 de agosto. Mas ambas as leituras sugerem que as expectativas são altíssimas sobre movimentos de alta no curto prazo.

Em uma thread no Twitter em 11 de agosto, a cofundadora do MyCryptoWallet e do MyEtherWallet, Taylor Monahan, expôs alguns bons conselhos antigos aprendidos durante a ‘bull run’ de 2017. Ela apontou que a exuberância irracional dos mercados em alta invariavelmente atrai malfeitores que atacam os vulneráveis.

Como mariposas na luz

“Eles ganharão muito dinheiro e as pessoas perderão porque a exuberância, o FOMO, a ganância e o entusiasmo são as coisas mais poderosas do planeta”, escreveu ela. Monahan acredita que o tempo de acumulação já passou e pressionou os usuários a colocarem 90% a 95% de seus criptoativos em armazenamento a frio. Ela sugere que você não vá atrás de moedas novas e brilhantes: 

“Escolha algumas moedas legítimas de longo prazo que você goste. Invista nelas. Faça pesquisas. Não siga os truques […] Você vai ganhar se realizar lucros de forma consistente.”

Monahan também enfatizou a contenção e apontou que as pessoas que “assumem dívidas enormes para comprar criptomoedas” não vão ganhar, mas “perderão a casa e as economias dos filhos. Não sejam esses perdedores.”

Como muitos especialistas, Monahan acredita que os investidores devem arriscar apenas 5% de seu patrimônio líquido e, uma vez perdido, eles não devem tentar recuperar essas perdas.

“Divirta-se com isso, mas quando acabar, acabou. Não dobre. Não retire da sua conta poupança ou da sua carteira fria.”

Fácil falar, difícil fazer

O pesquisador cripto, Chris Burniske, disse em um tweet de 7 de agosto que era “difícil estar preparado adequadamente” para uma ‘bull run’. Ele espera que o entusiasmo dos “fanáticos” seja dez vezes maior do que em 2017, o que implica que pode haver compra e venda imprudente de ativos diante de previsões absurdas.

“Ciclos de especulação acompanharam novas tecnologias promissoras por centenas de anos”, disse Burniske.

“Embora ninguém possa controlá-los, podemos controlar como reagimos, apresentamos, educamos, comunicamos e administramos o espaço.”

 

Os fãs do podcaster Anthony Pompliano estarão familiarizados com seus conselhos frequentemente republicados sobre o que fazer em uma ‘bull run’. Alguns usuários acreditam que o conselho da azar, pois sempre que ele o publica, o mercado parece cair.

Juntando informações

A manipulação do mercado é mais difícil do que costumava ser, mas certamente ainda acontece em 2020. O Cointelegraph relatou em junho que as “baleias” têm a capacidade de alterar o preço de certos ativos digitais usando uma variedade de técnicas.

E lembre-se, às vezes essas “baleias” podem ser influenciadores pagos com milhões de tokens. Mesmo aqueles que não são pagos para promover um projeto são tendenciosos a favor de seus próprios investimentos. Conselho de Monahan: “Não confie em ninguém.”

“Mesmo as pessoas boas são motivadas pelas moedas que possuem e pelos relacionamentos que mantêm. Você pode eventualmente ver a borda, mas nunca conhecerá a plenitude. Tome decisões com base em várias fontes, em seu conhecimento e sua intuição.”

Leia mais:

Você pode gostar...