Como a Layer 2 pode melhorar o ecossistema Ethereum?

Soluções em camada 2 se popularizaram a partir dos desafios de escalabilidade e custos de transações da líder dos contratos inteligentes, mas há outras vantagens.

Como a Layer 2 pode melhorar o ecossistema Ethereum?

A rede Ethereum, blockchain Layer 1 (L1), camada 1 na tradução em português, cujo token nativo, o Ether (ETH), detém a segunda maior capitalização do mercado de criptomoedas, é pioneira no desenvolvimento de projetos envolvendo contratos inteligentes, finanças descentralizadas (DeFi), dentre outras soluções. Por outro lado, a rede principal enfrenta desafios como a escalabilidade da rede principal, velocidade e custos de transação, decorrentes do avanço da demanda da rede pelo aumento das transações, potencializadas, por exemplo, pela multiplicação de aplicativos descentralizados (DApps). Nessa seara surgem as blockchains L2, como rota alternativa à Ethereum, para ajudarem a solucionar a progressão da rede L1 em suas diversas frentes.

O que é L2 da Ethereum?

A Layer 2 (L2), camada 2 na tradução em português, refere-se a um rol de soluções que operam “acima” da camada principal da Ethereum. Essas L2 têm como objetivo principal melhorar a capacidade da rede principal, reduzir custos de transação e aumentar a velocidade de processamento de transações.

Alguns tipos de L2

Entre as diversas soluções em L2 estão os rollups, que executam contratos inteligentes em uma blockchain mais rápida e depois enviam os dados de forma comprimida à rede Ethereum; as sidechains, que são blockchains menores apartadas, porém conectadas com uma rede principal (mainchain), no caso a Ethereum, com objetivo de adicionar funcionalidades e aumentar a eficiência; e os state channels, que executam transações com o mínimo de interação com a rede Ethereum, no caso a abertura e fechamento do “canal” como forma de garantir a integridade da transação.

Quais são as vantagens das L2 para a Ethereum?

Entre as principais vantagens propiciadas pelas soluções em L2 estão a escalabilidade, que alivia a pressão sobre a Ethereum e permite que as transações sejam processadas de maneira mais eficientes pela redução da carga na blockchain principal; a redução de custos, já que as L2 são mais baratas e facilitam o acesso à Ethereum; eficiência energética pelo processamento off-chain (fora da rede principal), que requer menor poder computacional; melhor eficiência para os usuários e desenvolvimento sustentável, que permite o desenvolvimento de aplicativos mais complexos e interativos, sem as restrições da rede principal.

Quais são os desafios das L2?

Apesar dos benefícios à rede Ethereum, as L2 também têm desafios. Entre eles está a interoperabilidade entre diferentes soluções de camada 2 e a rede principal, além de questões relacionadas à segurança, uma vez que essas soluções transferem parte da confiança aos seus validadores e operadores.

Você pode gostar...