O quão influente é o halving do Bitcoin em relação ao preço do BTC? Especialistas debatem

Analistas debateram recentemente se o halving do Bitcoin ainda é ou não um catalisador significativo para a descoberta de preços do BTC.

Um recente painel no festival Swan Pacific Bitcoin foi intitulado de forma inteligente, “Os ciclos de preço de halving são bobagem?”. Ao longo da discussão, o anfitrião e fundador do Bitcoin Layer, Nik Bhatia, perguntou ao CEO da Marathon Digital, Fred Thiel, ao CIO da Swan, Ralph Zagury, e ao gerente de produto da Swan, Andy Edstrom, para compartilharem seus pensamentos sobre se o halving do Bitcoin é realmente um evento altista ou apenas outra narrativa que investidores novatos aceitam.

Embora o título do painel possa ser desagradável para alguns, a pergunta é de grande interesse para todos os tipos de investidores em Bitcoin (BTC) e criptomoedas. A crença convencional de muitos no espaço é que o halving da oferta de Bitcoin é um fenômeno altista que, quando concluído, é seguido por um aumento quase parabólico no preço do BTC.

Vá e pergunte a qualquer amante do Bitcoin sobre o que eles estão mais empolgados no próximo ano e, se eles não mencionarem a chance de aprovação de um ETF de Bitcoin à vista em primeiro lugar, provavelmente vão falar sobre o próximo evento de halving.

Embora o desempenho anterior forneça algumas evidências convincentes sobre o que pode acontecer no próximo halving, questionar afirmações e expectativas de preço de longa data para um ativo de alta volatilidade como o Bitcoin é provavelmente algo que todo investidor deveria fazer com mais frequência — especialmente considerando o número de eventos baixistas que ocorreram nos últimos dois anos.

Para iniciar a discussão, o anfitrião Nik Bhatia entrou direto no assunto perguntando “se o halving é o principal motor do preço do Bitcoin?”

Thiel respondeu rapidamente com:

“Neste ciclo, não, acho que é liquidez.”

Zagury concordou, acrescentando que “o fluxo é realmente o que impulsiona o mercado, então o halving por definição não tem nada nele que deveria impactar o preço.” Curiosamente, Edstrom adotou uma posição diferente, sugerindo que:

“Acho que o halving ainda é otimista e podemos debater qual é a magnitude desse efeito, mas sim, ainda acho que importa para o preço.”

Cada painelista, incluindo o anfitrião Bhatia, parecia concordar que, embora o halving possa ter alguma capacidade de movimentação de mercado, ela poderia estar diminuindo com o tempo. Segundo Bhatia,

“O halving afeta a oferta. É cada vez menos material à medida que o tempo passa e não afeta a demanda. Mas, do ponto de vista psicológico, podemos jogar de advogado do diabo.”

O hype e a esperança do halving estão apenas na cabeça dos investidores

Participantes do painel “Os ciclos de preço de halving são bobagem?”. Fonte: Swan Bitcoin YouTube

A especulação está essencialmente na raiz de todos os investimentos e, enquanto Zagury e Thiel acreditam que os investidores atribuem mais esperança do que fato ao impacto previsto do halving do Bitcoin, Edstrom vê o evento como a manifestação de um “loop de feedback psicológico entrando no lado da demanda.”

“Achamos que o preço do Bitcoin será mais alto no futuro e, por extensão, estamos aplicando uma lente de investimento ao investir em Bitcoin.”

Outra crença popular mantida por muitos investidores ao longo dos anos é o papel que os derivativos desempenham na descoberta do preço do Bitcoin. Bhatia perguntou se os derivativos desempenhavam um papel maior do que a negociação à vista ao impactar a ação do preço do Bitcoin e Zagury disse:

“A realidade é que os pontos de dados que temos, em termos de halving, não são suficientes para chegar a qualquer conclusão. Se você olhar historicamente para o preço do Bitcoin, temos todo o conjunto de dados de preço e, se tentar encontrar padrões de distribuição, de como os retornos realmente funcionam, rapidamente você vê que há muita correlação externa, o que significa que o preço depende do tempo e também do desempenho passado.”

Segundo Zagury, “uma coisa sobre o Bitcoin que é super curiosa, e acho que não existe outra classe de ativos como essa por aí, é que na maioria das vezes, o Bitcoin está se movendo lateralmente, em termos de número de dias, ou está em queda.”

O tempo que o Bitcoin passa negociando em uma faixa limitada ou em uma tendência de queda é o que Zagury diz que “torna realmente difícil segurar (hodl), certo, porque significa que você terá meses e anos de dor e terá dias de glória.”

“Ser um hodler por definição, pela distribuição de preços que você vê historicamente, é extremamente difícil.”

Retornando à questão inicial sobre o papel que os derivativos desempenham na descoberta do preço do Bitcoin, Zagury disse:

“Quando falamos sobre derivativos, a primeira coisa sobre a qual você vai falar é probabilidade. É impossível concluir o que realmente vai acontecer com o preço do Bitcoin, essa é a primeira coisa que você conclui ao olhar para os retornos históricos. Voltando ao halving, o fato de ele se correlacionar muito com o exterior, às vezes, em momentos particulares de baixa liquidez. Um pequeno movimento que aumenta o preço, o vendedor marginal lá fora passará pelos vendedores de curto prazo e então o preço subirá significativamente. Isso explica por que o preço sobe muito rapidamente.”

A liquidez será o ponto focal

Apesar de descontar o impacto dos halvings de oferta do Bitcoin no preço do BTC, cada painelista expressou suas perspectivas altistas de longo prazo para o valor do Bitcoin.

Com a liquidez sendo o catalisador de preço futuro acordado para o Bitcoin, Zagury disse:

“Estou muito otimista. Acho que veremos isso em breve, porque a liquidez tem sido reduzida e vemos que essas coisas estão começando a acontecer e não vai demorar muito para vermos um movimento muito grande.”

Quando perguntado quando e como essa liquidez tão importante retorna, Edstrom insinuou que os títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos subindo acima de 5%, as potenciais falências de bancos regionais que espelham as vistas 6 meses atrás, e o crescente número de bancos segurando dívida pública de longa duração com prejuízo, são todos sinais de que uma mudança do Federal Reserve que retorna ao alívio quantitativo pode ocorrer mais cedo do que tarde.

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco, e os leitores devem conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...