Hodler’s Digest, de 16 a 23 de setembro: Elon Musk pede aconselhamento no Twitter sobre golpistas de cripto e SEC dos EUA quer comentários sobre ETFs do BTC

Uma casa de câmbio de criptomoedas japonesa é hackeada em quase 6.000 bitcoins e Elon Musk recorre ao criador do Dogecoin para se livrar de golpistas cripto no Twitter.

No ar todos os domingos, o Hodler’s Digest vai te ajudar a acompanhar todas as notícias importantes que aconteceram nesta semana. As melhores (e piores) citações, adoção e regulamentos, moedas, previsões e muito mais — uma semana na Cointelegraph em um só link.

Principais histórias da semana

Casa de câmbio de criptomoeda japonesa Zaif hackeada em 5.966 Bitcoins

Como resultado de uma violação de segurança em 14 de setembro, hackers conseguiram roubar 4,5 bilhões de ienes da Zaif casa de câmbio cripto do Japão, bem como 2,2 bilhões de ienes dos ativos da empresa, com perdas totais de 6,7 bilhões de ienes ou cerca de 59,7 milhões de dólares. A Tech Bureau Inc, que operou a Zaif, afirmou esta semana que a casa detectou um erro no servidor em 17 de setembro, após o qual Zaif suspendeu os depósitos e saques. Em 18 de setembro, a casa de câmbio cripto percebeu que o erro era um hack, e relatou o incidente ao regulador financeiro do Japão, relatando perdas de 5.966 bitcoins (BTC), além de alguns Bitcoin Cash (BCH) e MonaCoin (MONA).

O CEO da SpaceX, Elon Musk, se volta para o criador do Dogecoin para parar os golpistas de cripto 

Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla Elon Musk, pediu a Jackson Palmer, o criador do Dogecoin (DOGE), que o ajudasse a combater os golpistas de criptomoedas “irritantes” no Twitter esta semana. Musk, dirigindo seu tweet para Palmer, pediu ajuda para se livrar de spammers fraudulentos, ao que Palmer respondeu enviando a Musk um pequeno script em mensagens diretas para tentar resolver o problema.

SEC dos EUA adia fundo negociado em bolsa Bitcoin da VanEck e pede comentários adicionais

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) solicitou mais comentários a respeito de sua decisão sobre a listagem e negociação do ETF (Fundo Negociado em Bolsa) Bitcoin da VanEck e da SolidK, que deve listar na CBOE BZX Equities Exchange (BZX). Em um comunicado, a SEC solicita comentários adicionais de partes interessadas sobre a suficiência da declaração da BZX em apoio à proposta. Em particular, a SEC está buscando comentários sobre dezoito questões-chave, entre as quais a opinião dos comentadores sobre as afirmações da BZX de que a BTC “é possivelmente menos suscetível à manipulação do que outras commodities que estão por trás dos produtos negociados em bolsa”.

Relatório do Procurador Geral de Nova York: casas de câmbio cripto vulneráveis à manipulação

Um novo relatório publicado pela Procuradoria Geral de Nova York aforma que as casas de câmbio de criptomoedas são vulneráveis a manipulação, conflitos de interesse e outros riscos para o consumidor. As descobertas, parte da “Iniciativa de Integridade dos Mercados Virtuais”, que consistiu em pesquisar 13 casas de câmbio de criptomoedas, descobriram que a ausência de métodos padrão para auditar ativos virtuais resulta na falta de uma abordagem consistente e transparente para auditar de forma independente a moeda digital negociada nas casas de câmbio cripto.

Pesquisadores explicam como as transações do dólar de Gêmeos podem ser alteradas ou pausadas

A implementação da recém-lançada stablecoin do Gemini dollar (GUSD) pode ser completamente alterada por um zelador da Gemini a cada 48 horas, segundo um estudo de Alex Lebed, pesquisador da blockchain, e Alexey Akhunov, consultor de cripto. No estudo, os autores revisam o código do contrato inteligente do GUSD para segundo, o que é observado no livro branco do Gemini dollar.

 

Citações mais memoráveis

“A era dos dados é uma grande oportunidade para os fabricantes reformarem a indústria. Mas o blockchain e a IoT serão tecnologias sem sentido, a menos que possam promover a transformação da indústria manufatureira e a evolução da sociedade rumo a uma direção mais verde e mais inclusiva” — Jack Ma, fundador do gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba.

“Criptomoedas são perfeitas, mas são usadas para maus propósitos hoje, então [é preciso ser] cuidadoso. As tecnologias blockchain e livro-razão distribuído também são perfeitas, são grandes, ótimas ferramentas” — Francisco Gonzalez Rodriguez, presidente executivo do grupo bancário multinacional espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA).

“À medida que o governo e os reguladores decidem se a atual situação de Velho Oeste pode continuar, ou se vão introduzir regulamentação, os consumidores permanecem desprotegidos” — Comissão de Tesouro do Reino Unido sobre regulação de criptomoeda.

Leis e impostos

Parlamento ucraniano procura taxar ativos de criptomoeda com nova conta

O parlamento da Ucrânia propôs um projeto de lei que taxaria as operações com ativos cripto com um imposto de cinco por cento sobre pessoas físicas e jurídicas que operam com ativos em moeda virtual, como criptomoedas e tokens. A partir de 1º de janeiro de 2024, os lucros relacionados à cripto das empresas seriam taxados em 18%, o que é uma taxa básica para o imposto de renda corporativo e pessoal na Ucrânia. De acordo com os legisladores, a introdução desse imposto permitiria “arrecadar 1,27 bilhão de hryvnia (US $ 43 milhões) para o orçamento anualmente de 2019 a 2024”.

Legisladores dos EUA enviam carta aberta ao IRS pedindo clareza na tributação de cripto

Os legisladores dos EUA pediram à Receita Federal (IRS) que publicasse uma orientação aberta e abrangente sobre tributação de impostos em uma carta aberta esta semana. Os representantes consideram que a Receita Federal teve “tempo mais que suficiente” para trabalhar com as complexidades depois que suas regras preliminares foram emitidas quatro anos atrás, argumentando que, embora a Receita Federal tenha continuado proativamente a lembrar os contribuintes das penalidades pelo não cumprimento de suas diretrizes, o fracasso em introduzir um arcabouço tributário mais robusto “dificulta seriamente a capacidade dos contribuintes” de cumprir suas obrigações.

Força-tarefa financeira diz que padrões internacionais de AML para cripto chegam em breve

A Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF, na sigla em inglês) disse que está se aproximando do estabelecimento de um conjunto global de normas anti-lavagem de dinheiro (AML) para criptomoedas. O presidente da agência, Marshall Billingslea, afirmou que espera a coordenação de uma série de padrões que fecharão “lacunas” nos padrões globais de AML em uma plenária do FATF em outubro. Naquela época, o FATF pretende discutir quais normas existentes devem ser adaptadas às moedas digitais, bem como revisar os métodos de avaliação de como os países implementam esses padrões.

Adoção

Binance em breve iniciará o teste beta privado de casa de câmbio cripto-fiduciária de CIngapura

A Binance, a maior bolsa de cripto global, começará em breve a testar uma troca de cripto em Cingapura, em Cingapura, como tuitou Changpeng Zhao (CZ), cofundador e CEO da Binance, nesta semana. De acordo com a CZ, os testes serão lançados em 18 de setembro e, embora nenhum outro detalhe tenha sido especificado, a casa de  câmbio baseada em Cingapura, supostamente operará no dólar local de Cingapura.

Banco americano PNC usa a RippleNet para pagamentos internacionais dos clientes

A PNC, que está entre os dez principais bancos dos EUA com 8 milhões de clientes e agências de varejo em 19 estados, vai usar o RippleNet para processar pagamentos internacionais para seus clientes. Uma determinada unidade PNC – Treasury Management – usará a solução xCurrent de blockchain da Ripple para acelerar as transações no exterior realizadas por clientes comerciais dos EUA. Ripple enfatiza que o xCurrent permitirá que clientes corporativos da PNC recebam pagamentos de suas faturas instantaneamente, mudando sua abordagem para o gerenciamento de ambas as contas e seu capital de giro.

Executivo da Ripple indica lançamento da xRapid para breve

O diretor de relações regulatórias da Ásia-Pacífico e Oriente Médio da Ripple Sagar Sarbhai disse à CNBC nesta semana que a Ripple tem dado passos largos rumo ao lançamento de seu produto xRapid, observando que uma versão comercial de sua plataforma de pagamento poderia ser lançada “no mês que vem “. O produto xRapid é uma plataforma de liquidação em tempo real projetada para acelerar os pagamentos internacionais que abordam as questões de minimizar os custos de liquidez e agilizar as transações de pagamentos internacionais.

Subsidiária de Investimento da canadense Coinsquare lança dois ETFs baseados em tecnologia

A subsidiária da Coinsquare – Coin Capital Investment Management – se tornou o 30º operador de ETF no Canadá, com o lançamento do Fundo Coincapital STOXX Blockchain Innovation Index Fund (LDGR) e o Coincapital STOXX B.R.AI.N. Index Fund (THNK) na Bolsa de Valores de Toronto (TSX). O LDGR é um ETF focado em pesquisa que pretende fornecer aos investidores títulos mobiliários globais de empresas que investem no desenvolvimento de tecnologias blockchain, enquanto a THNK, visa fornecer investimentos em ações globais concentradas em torno de quatro “megatendências” em tecnologia – biotecnologia, robótica inteligência artificial (IA) e nanotecnologia.

Maior corretora do Brasil lança casa de câmbio Bitcoin, Ethereum

A maior corretora do Brasil, o Grupo XP, entrará no espaço cripto ao lançar uma bolsa para a Bitcoin (BTC) e a Ethereum (ETH) em um futuro próximo, chamada XDEX, com cerca de quarenta funcionários. O Grupo XP é o maior grupo financeiro do Brasil, composto por empresas com diversos modelos de negócios. O XP teria estabelecido a meta de ter R $ 1 trilhão (US $ 245 bilhões) sob custódia até 2020, o que é quatro vezes o que a empresa espera aumentar até o final deste ano. Além disso, o XP lançará um banco nos próximos meses.

Fusões, aquisições e parcerias

Casa de câmbio cripto Huobi ingressa no Russian Bank Innovation Fund

A casa de câmbio de criptomoeda Huobi se juntou ao VEB Innovation Fund da Rússia para compartilhar notas sobre a regulação de cripto. O projeto de lei de regulamentação da criptomoeda da Rússia, aprovado em primeira leitura em maio, está programado para ser aprovado em outubro. Um dos principais objetivos da parceria com a Huobi e o VEB Innovation Fund é aproveitar a experiência de regulação de cripto obtida por Huobi e aplicá-la na Rússia, especialmente para ajustar a estrutura legal de ativos digitais.

Suíça e Israel concordam em partilhar experiência em regulação de blockchain

Suíça e Israel concordaram em compartilhar sua experiência na regulamentação da indústria de blockchain. O Ministro das Finanças de Uelija Ueli Maurer e o Secretário de Estado para Questões Financeiras Internacionais, Joerg Gasser, visitaram recentemente Israel para solicitar oficialmente acesso aos mercados locais para os bancos suíços. até o final de 2018, ele planeja preparar um relatório sobre o regulamento de blockchain para as autoridades israelenses que delineariam recomendações gerais.

R3 e empresa de segurança digital holandesa fazem parceria para identificações baseadas em blockchain

O consórcio Blockchain R3 implementou um aplicativo de ID digital desenvolvido pela empresa holandesa de segurança digital Gemalto na versão mais recente da Plataforma Corda. As partes agora esperam conduzir vários pilotos do aplicativo – chamado Trust ID Network – que será lançado no final deste ano. O aplicativo permite que os provedores de serviços digitais operem dados pessoais do usuário “totalmente verificados e protegidos” criando um Certificado Digital, permitindo que os consumidores se registrem em vários serviços bancários, de comércio eletrônico e governo eletrônico, evitando procedimentos repetidos de due diligence.

Maior banco da Polônia faz parceria com Coinfirm para lançar solução Blockchain

O maior banco da Polônia, o PKO Bank Polski, lançará uma solução blockchain para seus documentos de clientes por meio de uma parceria com a Coinfirm, sediada no Reino Unido, “nos próximos dias”, as partes confirmaram esta semana. Como parte de um esforço para aumentar a segurança dos dados dos clientes, o PKO Bank Polski utilizará o Trudatum da Coinfirm para fornecer papelada de blockchain aos seus cerca de cinco milhões de correntistas.

Rodadas de financiamento

Fundo Blockchain chinês vai levantar quase US $ 13 milhões para Stablecoin japonês

Yao Yongjie, cujo Grandshores Blockchain Fund de US $ 1,5 bilhão tem o apoio do bem conhecido investidor chinês Bitcoin Li Xiaolai e do governo local da cidade de Hangzhou, pretende criar até três novas moedas criptografadas estáveis (stablecoins) atreladas a várias moedas fiduciárias. O primeiro projeto de establecoína relatado envolveria o iene japonês, e uma segunda empresa, Yao, a Grandshores Technology, com sede em Hong Kong, pretende levantar HK $ 100 milhões (US $ 12,7 milhões) em financiamento para a criptomoeda.

Ganhadores e perdedores

Os mercados de cripto experimentaram um retorno nesta semana, com o Bitcoin sendo negociado por cerca de US $ 6.756 e o Ethereum em US $ 245. O valor total de mercado está agora em torno de US $ 228 bilhões.

Os três principais ganhadores de altcoin da semana são Carebit, Bob’s Repair e Ultimate Secure Cash. Os três principais perdedores de altcoin da semana são Protean, Abulaba e Bitmark.

Para mais informações sobre os preços de cripto, leia a analise de mercado da Cointelegraph.

FUD da semana

As atualizações do Bitcoin Core corrigem a vulnerabilidade que poderia “derrubar a rede”

O Bitcoin Core lançou uma atualização após a recente detecção de uma vulnerabilidade no software: Bitcoin Core 0.16.3 foi lançado com uma correção para uma vulnerabilidade de negação de serviço (DoS). A vulnerabilidade poderia causar uma falha de versões mais antigas de Bitcoin Core, se eles tentaram processar uma transação de bloco que tenta gastar a mesma quantia duas vezes. Segundo o cofundador da Casaba Security, Jason Glassberg, a recente vulnerabilidade encontrada no software Bitcoin Core poderia “derrubar a rede”. Ele explicou que a falha na rede “não parece” atingir as carteiras dos usuários, mas sim “afetar transações em a sensação de que eles não podem ser completados”.

Banco Central da China adverte público de riscos com ICOs e negociação de cripto

O Banco do Povo da China emitiu uma nova notificação pública nesta semana, “lembrando” os investidores dos riscos associados às Ofertas Iniciais de Moedas (OICs) e ao comércio de cripto. O aviso de hoje, divulgado na sede do banco em Xangai, censura o modelo de financiamento “não autorizado” e “ilegal” da ICO por representar uma “séria perturbação” à “ordem econômica, financeira e social”.

Ministro das Finanças da Alemanha duvida que Crypto possa substituir Fiat

O ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, duvidou publicamente nesta semana que as criptomoedas podem atualmente substituir as tradicionais moedas fiduciárias. Scholz comparou as criptomoedas com a bolha da febre das tulipas na Holanda no século XVII, “e o perigo é grande de que haverá uma inflação de tulipas”, observando que as criptomoedas também devem ser observadas de perto pelos reguladores, já que poderiam ser usadas para financiamento do terrorismo, lavagem de dinheiro ou outras actividades criminosas.

Reuters: Regulador antitruste brasileiro inspeciona seis grandes bancos no mercado de cripto

O regulador antitruste do Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), está inspecionando seis grandes bancos nacionais por alegadas práticas monopolistas no espaço cripto, segundo a Reuters. A sonda, que foi iniciada a pedido da Associação Brasileira de Criptomoeda e Blockchain (ABCB), após várias reclamações, determinará se os maiores bancos do país fecharam as contas das corretoras de negociação em Bitcoin.

O malware denunciado como roubado da NSA contribui para a disparada do uso de cryptojacking

O vazamento do código da Microsoft Systems, que hackers supostamente roubaram da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), provocou um aumento de cinco vezes nas infecções por malware de mineração com criptomoeda, de acordo com um relatório da Cyber Threat Alliance. O Eternal Blue, que teria sido roubado e usado para os infames ataques cibernéticos WannaCry e NotPetya, tem sido usado por hackers para obter acesso a computadores a fim de secretamente minerar criptomoedas, com detecções de 459% neste ano.

 

Previsão da semana

Bitcoin vai ver 30 por cento de rali até o final de 2018, diz Mike Novogratz

O investidor bilionário Mike Novogratz previu esta semana no Twitter que o Bitcoin verá uma recuperação de 30% até o final de 2018. Afirmando que o limite de US $ 8.800 a US $ 10.000 seria o momento decisivo para os investidores institucionais entrarem no espaço, Novogratz afirmou que é impossível para o BTC não atingir os US $ 8.800 a US $ 10.000 pontos de preço até o final do ano.

Melhores características

Mineradores de Bitcoin se reunem em cantos remotos de Nova York, mas têm uma recepção gelada

O New York Times visita Massena — uma região anteriormente cheia de corporações americanas que oferecem empregos para os sindicatos — que agora tem uma das maiores taxas de desemprego do estado. No entanto, como observa a Time, a “eletricidade abundante e barata que flui de uma represa no rio St. Lawrence” trouxe as empresas de mineração de criptomoeda, trazendo reações variadas dos moradores da área.

Ninguém sabe como chamar a moeda mais quente

Após o Ripple (XRP) ter visto uma quantidade sem precedentes de crescimento nesta semana, surgiu a questão: como ele se chama de verdade — Ripple ou XRP? Enquanto a Ripple Labs Inc. observa que os tokens são diferentes de sua rede de código aberto, o token costumava ser chamado de “ripples (XRP)”.

Você pode gostar...