HitBTC desmente alegações que congelou contas em resposta ao evento de Prova de Chaves
Um representante da exchange cripto HitBTC disse à Cointelegraph que os bloqueios de saques faziam parte das medidas internacionais de KYC e AML.
A exchange cripto HitBTC desmentiu as alegações de algumas das figuras mais conhecidas do setor de que estava deliberadamente congelando contas de usuários, informou a empresa à Cointelegraph em um e-mail em 3 de janeiro.
Respondendo a um pedido de comentário, Peter Swen, um representante da equipe de marketing da exchange, negou qualquer vínculo entre congelamentos de contas e o evento Prova de Chaves em curso na quinta-feira.
Após reclamações dos usuários nas redes sociais, o organizador da Prova de Chaves, Trace Mayer, sugeriu publicamente que a HitBTC poderia estar deliberadamente desativando os saques em resposta ao evento. Ele foi posteriormente acompanhado por outros em sua suspeita, incluindo John McAfee, fabricante de carteira Bitfi e o empreendedor Tuur Demeester.
O evento Prova de Chaves de Mayer defende a retirada maciça de todos os fundos das exchanges e outros terceiros centralizados hoje, 3 de janeiro. O evento foi criado para promover o uso responsável da criptomoeda descentralizada por usuários demonstrando o controle de suas próprias chaves privadas.
A HitBTC não divulgou uma resposta pública às alegações, enquanto Swen recusou-se a reconhecer qualquer vínculo entre o congelamento de saque e a Prova de Chaves, que ele descreveu como “flashmob”.
“Esses congelamentos temporários de saques relacionados à segurança são uma consequência direta de nossas medidas internacionais de KYC e AML. Essas regras existem e se aplicam a nós e a todos, 24 horas por dia, 365 dias do ano”, escreveu ele no e-mail, acrescentando:
“Portanto, não desligamos nenhuma ferramenta de segurança ou checagem, nunca. Nem em dias regulares nem em dias especiais; incluindo eventos e flashmobs como o Dia da Prova de Chaves (3 de janeiro).”
No Twitter, as autoridades da exchange estavam trabalhando para combater o mal-estar expresso pelos usuários depois que as suspeitas foram ao ar. Em uma mensagem de 2 de janeiro, a exchange sugeriu que publicaria uma declaração oficial em breve.
A HitBTC é atualmente a 14ª maior exchange cripto do mundo por volumes de transações diárias ajustadas, registrando US $ 208,9 milhões em negociações nas últimas 24 horas até o momento desta publicação.