Alta no poder de compra de stablecoins pode prever próxima ‘bull run’ do Bitcoin

Hoje, stablecoins compram 15 vezes mais Bitcoin do que no início de 2018, o que pode ser um bom presságio para a próxima bull run.

As stablecoins nunca tiveram mais poder de compra do que agora, isso pode ser um bom presságio para a próxima bull run.

A Glassnode acompanha o Stablecoin Supply Ratio, ou SSR, que é calculado dividindo a capitalização de mercado do Bitcoin (BTC) pela capitalização de mercado de todas as principais stablecoins. Um baixo SSR indica que as stablecoins têm mais poder de compra, o que segundo a empresa poderia ser interpretado como um sinal de alta.

SSR = Capitalização de mercado BTC / Capitalização de mercado de Stablecoin

SSR, Bitcoin price and market capitalization

SSR, preço do Bitcoin e capitalização de mercado. Fonte: Glassnode

Atualmente, essa proporção está logo acima de 15, o que significa que, em teoria, as stablecoins poderiam comprar aproximadamente um décimo quinto de todo o Bitcoin. Para referência, em março de 2018, esse índice era de 88. Assim, em pouco mais de dois anos, o poder de compra da stablecoin aumentou mais de seis vezes.

Alta das stablecoins e estagnação do Bitcoin

Como a proporção tem dois componentes, qual é o “culpado” por essa mudança drástica? – Olhando para o gráfico, fica muito claro que a mudança radical se deve principalmente ao crescimento de stablecoins. A capitalização de mercado do BTC na época era de US $ 195 bilhões, atualmente, é de US $ 171 bilhões, o que representa uma queda de 12%. Enquanto isso, a capitalização para stablecoins aumentou de US $ 2,2 bilhões para US $ 11 bilhões, ou um crescimento de 500%.

As stablecoins representam um veículo de conveniência para traders e investidores. Isso permite que eles estacionem seus ativos de criptografia em ativos estáveis, sem a necessidade de sacar e sair do ecossistema de criptografia. Um estudo recente constatou que as trocas que suportam pares BTC-USDT registram mais negociações de “baleia” do que aquelas que suportam pares BTC-USD.

Quebra na correlação

Embora a capitalização de mercado das stablecoins tenha aumentado rapidamente, o preço do BTC não acompanhou o ritmo. A correlação entre o preço do SSR e o Bitcoin parece ter se quebrado em torno do crash de março. Ainda não se sabe se o crescimento de stablecoins se transformará na próxima bull run. No entanto, se e quando essa corrida ocorrer, a maturidade do espaço da stablecoin deverá fornecer mecanismos mais eficientes para os players do mercado.

LEIA MAIS

Você pode gostar...