Aqui estão 3 maneiras pelas quais os detentores de criptomoedas podem lucrar durante os mercados de alta e baixa
O mercado altista pode ter acabado, mas isso não significa que os traders tenham que parar de investir. Aqui estão algumas maneiras de investir em criptomoedas mesmo durante um mercado de baixa.
Durante anos, os defensores da criptomoeda elogiaram a capacidade de mudança mundial da moeda digital e da tecnologia blockchain. No entanto, com a passagem de cada ciclo de mercado, novos projetos vêm e vão, e a utilidade prometida desses projetos de “casos de uso do mundo real” não satisfaz.
Enquanto a maioria dos tokens promete resolver problemas do mundo real, apenas alguns conseguem isso, e os outros são meros investimentos especulativos.
Aqui está uma olhada nas três coisas que os investidores de criptomoedas podem realmente “fazer” com seus criptoativos.
Empréstimo
Talvez o caso de uso mais simples oferecido aos detentores de criptomoedas seja também uma das aplicações monetárias mais antigas em finanças: empréstimos.
Desde que o setor de finanças descentralizadas (DeFi) decolou em 2020, as oportunidades disponíveis para os detentores de criptomoedas emprestarem seus tokens em troca de recompensas se multiplicaram.
Protocolos Blue-chip DeFi como Aave , Maker e Compound oferecem rendimento razoável em stablecoins, e protocolos menos conhecidos geralmente oferecem recompensas mais altas em um esforço para atrair liquidez.
Recentemente, o campo de empréstimos criptográficos se expandiu para domínios que normalmente são dominados pelas finanças tradicionais. Isso é especialmente verdadeiro para o setor imobiliário, onde várias plataformas experimentais de hipoteca e listagem baseadas em criptomoeda estão avançando.
Plataformas como Vesta Equity e o recém-lançado USDC.homes oferecem aos detentores de criptomoedas a oportunidade de garantir seus ativos para obter uma hipoteca ou emprestá-los a aspirantes a compradores de imóveis em troca de rendimento de longo prazo.
Criação de stablecoins
Outra maneira de usar a carteira de investimentos o é farming em stablecoins. O mercado de criptomoedas é bem conhecido por sua alta volatilidade e negociações de alto risco, mas obter um rendimento em stablecoins é uma maneira mais segura de aumentar um portfólio sem o risco negativo de investir em Bitcoin (BTC) e altcoins.
Nos mercados de alta e baixa, a liquidez é necessária para que os protocolos DeFi funcionem corretamente, e a integração de stablecoins em exchanges centralizadas e descentralizadas ajudou o mercado a amadurecer e permanecer suficientemente líquido.
Plataformas como Curve Finance, Beefy Finance e Trader Joe oferecem rendimento em pools de liquidez de stablecoin, e as taxas podem chegar a 20% APY.
Ofertas de token sem perda
Outra maneira de “usar” a criptomoeda é participando das ofertas de token sem perda (no-loss token) lançadas em todo o ecossistema.
Um exemplo de oferta de token sem perdas são os leilões de parachains que ocorrem nas redes Polkadot e Kusama. Nesse tipo de lançamento de protocolo, os investidores interessados em apoiar um projeto podem alocar o DOT ou o KSM por um determinado período de tempo como forma de garantia para o projeto.
Os contribuidores recebem o token nativo do protocolo recém-lançado em troca do bloqueio de seu investimento no contrato inteligente do projeto. Após a conclusão do período de bloqueio designado, o saldo total de tokens é devolvido ao contribuinte, o que significa que eles mantêm suas participações originais e adicionam novos ativos ao portfólio.
Lockdrops são outro exemplo desse tipo de oferta de token sem perda. Um Lockdrop foi recentemente empregado durante os lançamentos do Astroport e do Mars Protocol.
Lockdrops também são chamados de airdrops porque tecnicamente não ajudam os projetos a arrecadar fundos, mas exigem algum nível de compromisso para uso futuro dos destinatários dos tokens. Enquanto os airdrops apenas distribuem tokens para usuários que optam por participar, os lockdrops exigem que as partes interessadas se comprometam a bloquear alguma liquidez que pode ser utilizada pelo projeto durante seu lançamento inicial.
O lançamento do Astroport envolveu uma nova fase de bootstrapping de liquidez, onde os contribuidores poderiam fornecer pares de pool de liquidez em troca de um nível de recompensa mais alto. Após o bloqueio, uma recompensa única de bloqueio é distribuída aos participantes para manter, negociar ou usar para fornecer liquidez.
Os provedores de liquidez também recebem taxas de negociação e outros incentivos, dependendo do pool de liquidez em que estão, como forma de melhorar o custo de oportunidade de fornecer essa liquidez.
Uma vez concluído o período de bloqueio acordado, os usuários são livres para remover a liquidez.
Nenhuma oferta de token de perda dá aos detentores de criptomoedas de longo prazo a chance de ganhar tokens para protocolos recém-lançados em troca de rendimento e uma escolha de qual token eles gostariam de acumular como recompensa.
As opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.com.br. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.