Bitcoin Wars: se a história da blockchain fosse a trilogia original de Star Wars
Há muito tempo, em um white paper distante…
Episódio IV – Uma Nova Esperança
Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante…ou talvez 2008 pareça há muito tempo.
É um período de guerra civil. Os cypherpunks rebeldes estão sob a liderança de Jedi Muppet Satoshi Nakamoto, de 900 anos, que conseguiu criar planos secretos para melhorar a infraestrutura financeira da galáxia, eliminando a necessidade de intermediários financeiros. Os planos envolvem THE BLOCKCHAIN, uma força mística que une a galáxia.
Esses planos exploram uma pequena falha na arma suprema do Império, a Estrela da Morte Lehman, uma estação espacial blindada, com poder centralizado suficiente para destruir o sistema financeiro de um planeta inteiro. A fraqueza da estação de batalha é que ela mantém reservas fracionárias de energia que podem ser insuficientes sob um ataque de instrumentos de dívida alavancados e pequenas naves espaciais. Um impacto direto nessa pequena supervisão regulatória do tamanho de um rato womp poderia causar uma reação em cadeia que ameaçaria toda a galáxia.
Perseguido pelos agentes sinistros do Império, o príncipe Vitalik corre para casa a bordo da nave Ethereum, a guardiã dos planos realizados em seu confiável dróide ERC-20, que pode salvar seu povo e criar um novo mercado de ações que restaurará a liberdade da galáxia…
Episódio V – O Império Contra-Ataca
Isso nos leva aos dias atuais.
É um momento sombrio para a rebelião. Embora a Estrela da Morte Lehman tenha sido destruída, os Reguladores Federais expulsaram as forças rebeldes de seus domicílios regulatórios ocultos e favoráveis e as perseguiram por toda a galáxia. O senhor do mal, Darth SEC, obcecado em proteger os investidores, manter mercados justos, ordenados e eficientes – e facilitar a formação de capital – enviou milhares de intimações para os confins do espaço…O Bitcoin foi banido pela poderosa Federação do Comércio, e os senhores Sith continuam a hackear exchanges e dizer “ni” à vontade para velhinhas. Mesmo aqueles que organizam e projetam protocolos de consenso de uma camada estão sob considerável estresse econômico nesse período da história.
No caos resultante, bandas de golpistas do planeta Shitcoin montaram operações em toda a galáxia. A caçadora de recompensas Mandaloriana Boba Fett foi despachada para o portal da Mos Eisley ICO, para limpar essa colméia miserável de escória. Esquivando-se da temida Frota Estelar Imperial e evitando amplamente problemas de governança catastróficos auto-infligidos fora da cadeia, um grupo de dróides com nomes improváveis como XTZ, FIL, ATOM, ZEC, ZRX e BAT estabeleceram uma nova base secreta no mundo remoto de gelo do GitHub.
Episódio VI – A Vingança dos Nerds
Um vislumbre do futuro não muito distante.
Vitalik voltou ao seu planeta natal, DeFi, um mundo de máquinas totalmente povoado por Smart Contracts, na tentativa de resgatar seu amigo Money “Effing”, Legos das garras do vil gângster Justin Sun.
O Império Galáctico centralizado começou secretamente a construção de uma nova estação espacial blindada, ainda mais poderosa do que a temida Estrela da Morte Lehman. Esta nova estação de batalha é conhecida como BINANCE. Essa nova arma possui a mesma vulnerabilidade de porta de exaustão térmica conhecida como “ataque duplo via banco de reservas fracionárias fora da cadeia” que causou a implosão da Estrela da Morte Lehman original. Quando concluída, esta arma definitiva significará certa desgraça para o pequeno grupo de rebeldes que luta para restaurar a liberdade da galáxia…
Ajudados por mensageiros móveis primitivos, mas ferozes e peludos, chamados Kakao, Line, WeChat, WhatsApp e Telegram, os dróides XTZ, FIL, ATOM, ZEC, ZRX e BAT começam a enviar silenciosamente um software funcional que realmente resolve os problemas dos usuários. A Federação Galáctica de Comércio suspende sua proibição de Bitcoin e lança sua própria moeda baseada em blockchain, apoiada por créditos imperiais. Com a ajuda deste software e de novos amigos, Vitalik é capaz de destruir a nova Estrela da Morte Binance, enquanto seu professor, Satoshi, se funde com a blockchain e sai de sua forma terrena. Uma nova ordem galáctica surge com base em um conselho Jedi, cheio de nerds enriquecidos com midicloro que são poderosos nas formas da blockchain. A franquia é vendida para a Disney, garantindo assim muitas sequelas e vasta distribuição em toda a galáxia.