Campeão peso-pesado Oleksandr Usyk busca tokenizar a carreira dos boxeadores

O boxeador campeão olímpico Oleksandr Usyk lança uma nova plataforma de ecossistema tokenizada movida a blockchain destinada a apoiar boxeadores em suas carreiras.

O campeão de boxe peso-pesado da IBF, WBO e WBA, Oleksandr Usyk, colocou seu peso em uma plataforma blockchain que visa tokenizar e apoiar a indústria do boxe.

O medalhista de ouro olímpico se associou à exchange de criptomoedas ucraniana Qmall para desenvolver a plataforma “Ready to Fight”. A plataforma baseada em navegador faz uso da tecnologia blockchain para ajudar os boxeadores a tokenizar suas marcas para receber doações e investimentos, bem como um meio de fornecer conteúdo exclusivo.

Ready to Fight apresenta um novo meio de apoiar e conectar a indústria do boxe em geral. A plataforma apresenta um ecossistema de tokennomics que faz uso de seus tokens RTF proprietários. A Qmall está usando um fork da blockchain Ethereum para desenvolver a plataforma interna.

#CRYPTO encontra #BOXING! As equipes de @usykaa, Lapin e @QmallExchange se unem para revolucionar a indústria do boxe. @rtfight_com – a 1ª plataforma blockchain do mundo para boxe! Registro gratuito e infinitas possibilidades para boxeadores, torcedores, treinadores.https://t.co/DbsoDwuaGs pic.twitter.com/zrHRaISW8H

— Alexander Usyk (@usykaa) 23 de março de 2023

Boxeadores e atletas promissores podem se cadastrar na plataforma. Após a criação de sua identidade tokenizada, é criado um suprimento de 1 milhão de tokens de nome com um ticker exclusivo. Os tokens de nome do boxeador são congelados até uma liberação específica por meio de uma oferta inicial de dex (IDO) ou até que o boxeador colete uma quantidade específica de doações.

Os boxeadores também são obrigados a reinvestir os ganhos da plataforma em seu token de boxe dentro de cinco anos. Os tokens dos boxeadores são negociados exclusivamente com o token RTF do ecossistema, assim como os bens e serviços oferecidos na plataforma Ready to Fight. Os tokens RTF estarão disponíveis através da exchange Qmall.

Uma captura de tela da plataforma baseada em web Ready to Fight, que já apresenta vários boxeadores. Fonte: Ready to Fight

A equipe Qmall disse ao Cointelegraph que a plataforma basicamente oferece aos usuários uma participação no sucesso potencial de um lutador escolhido. O valor dos tokens de lutador para RTF dependerá do sucesso de um lutador à medida que suas carreiras progridem e aumentam o interesse da comunidade.

Embora fãs e investidores possam ajudar a apoiar seus boxeadores favoritos por meio de doações e compras de tokens de nome, o ecossistema também promete fornecer a funcionalidade para os lutadores acessarem e pagarem por serviços como treinadores profissionais, sparrings, fisioterapeutas e nutricionistas e agentes usando tokens RTF acumulados.

O Cointelegraph também procurou Usyk para descobrir como a tecnologia blockchain pode ajudar os boxeadores a financiar carreiras em uma profissão com inúmeros obstáculos.

“O problema para muitos aspirantes a boxeadores é que, embora estejam se matando na academia, eles não têm as conexões ou a capacidade de encontrar um time que possa representá-los e, mesmo que o façam, o mais importante, poucos podem pagar.”7

O medalhista de ouro olímpico de 2012 acredita que as plataformas baseadas em blockchain podem nivelar o campo de jogo, permitindo que os boxeadores construam novas conexões por meio de uma comunidade de apoio. Os lutadores podem se concentrar no treinamento, enquanto a economia simbólica do ecossistema oferece um caminho para financiar suas carreiras.

Usyk explica que o espaço das criptomoedas também está criando novas oportunidades para uma ampla gama de setores que não eram possíveis cinco ou 10 anos atrás.

“Eu entendo e respeito a filosofia por trás disso – democratizar a forma como as pessoas usam e movimentam dinheiro e serviços; está mudando o mundo e pode criar sistemas mais justos, e o boxe não é exceção.”

Usyk disse que se apoiaria na experiência da Qmall como uma exchange de criptomoedas e fornecedora de mercado de tokens não-wfungíveis (NFT) para resolver os tokennomics específicos do projeto e sua longevidade.

A equipe Qmall também destacou o foco da plataforma em três pilares principais: social, negociação e investimento. A plataforma funciona inerentemente como uma rede social, já apresentando notícias originais atualizadas, recursos e conteúdo perene com curadoria de sua equipe editorial. A plataforma também visa ser uma fonte de notícias exclusivas e informações privilegiadas da indústria do boxe.

Um aplicativo móvel para a plataforma está em desenvolvimento para dispositivos Android e iOS.

O peso pesado ucraniano de 36 anos já havia explorado o espaço das criptomoedas, lançando uma coleção NFT em agosto de 2022 com o objetivo de arrecadar fundos para o conflito em andamento com a Rússia em seu país.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...