Perspectiva negativa do Fed dos EUA derruba ações e mercado de Bitcoin

O preço do Bitcoin cai um pouco mais baixo e as ações despencam depois que o presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, sinaliza que as taxas de juros podem subir até o final deste ano.

O Bitcoin (BTC) e os mercados financeiros mais amplos enfrentaram uma nova onda de vendas em 18 de junho, após comentários de James Bullard, presidente do Federal Reserve Bank dos Estados Unidos de St. Louis, indicando que ele espera que o primeiro aumento da taxa de juros aconteça em final de 2022.

Os comentários de Bullard foram ainda mais violentos do que os comentários de quarta-feira do presidente do Fed, Jerome Powell, que indicou que os aumentos das taxas aconteceriam em 2023. Os comentários de Powell desencadearam uma onda de vendas nos mercados financeiros à medida que o dólar americano ganhava força.

Índice da moeda do dólar americano. Gráfico de 4 horas. Fonte: TradingView

Dados do Cointelegraph Markets Pro e do TradingView mostram que conforme o dólar estava se fortalecendo, os touros do Bitcoin foram oprimidos pelos vendedores, provocando um declínio para uma mínima diária de $ 35.129.

Gráfico BTC / USDT de 4 horas. Fonte: TradingView

A liquidação uniforme em uma variedade de ativos, incluindo ações, ouro e criptomoedas, corroeu ainda mais a narrativa de que o Bitcoin é um ativo não correlacionado, pois os dados mostram que a correlação do BTC com ouro e ações continuou a aumentar ao longo de 2021.

Mercados tradicionais fecham semana de baixa

O fechamento de sexta-feira nos mercados tradicionais marcou uma das piores semanas para o Dow desde outubro, depois que o índice teve cinco sessões consecutivas de perdas para uma queda total de 3% esta semana.

O S&P 500 e o NASDAQ também foram duramente atingidos na sexta-feira, fechando o dia com queda de 1,31% e 0,92%, respectivamente, enquanto a nota do tesouro de 10 anos caiu 4,04% em resposta ao fortalecimento do dólar.

Quanto à causa por trás da recente postura hawkish do Fed, Bullard apontou para um nível de inflação mais alto do que o esperado com a reabertura da economia após os bloqueios da Covid-19.

Bullard disse:

“Esperamos um bom ano, uma boa reabertura. Mas este é um ano maior do que esperávamos, mais inflação do que esperávamos. Acho que é natural que estejamos um pouco mais agressivos aqui para conter as pressões inflacionárias. ”

Bullard sugeriu que, no futuro, a inflação está “rodando em 3% este ano e 2,5% em 2022, antes de cair de volta para a meta de 2% do Fed”.

Altcoins oscilam

Altcoins viu seus preços caírem junto com o Bitcoin na sexta-feira, com os traders mais uma vez fugindo para a segurança dos stablecoins, com a volatilidade do mercado aumentando.

Desempenho diário do mercado de criptomoedas. Fonte: Coin360

O Ether (ETH) viu seu preço cair mais de 13% para chegar a um mínimo de $ 2.137 e Amp (AMP) caiu 33% de seu máximo histórico de $ 0,1211 que foi estabelecido em 16 de junho.

Das 200 moedas principais, as duas melhores performances do dia foram ZKSwap (ZKS) com um ganho de Gnose de 14% (GNO) que subiu 7,4%.

A capitalização geral do mercado de criptomoedas agora é de US $ 1,486 trilhão e a taxa de dominância do Bitcoin é de 44,8%.

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões de Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Você pode gostar...