Desenvolvedores do Haven Protocol tranquilizam a comunidade após preocupações com ‘Exit Scam’
Os membros da comunidade do Haven Protocol alertaram sobre os silêncios intermitentes e a falta de transparência do código de um desenvolvedor-chefe do Altcoin Haven, voltado para o anonimato.
Após preocupações de que o Haven Protocol fosse um “crypto exit scam”, um suposto membro de sua equipe assegurou à comunidade que o projeto estava intacto em um tópico no Twitter em 21 de janeiro.
Os membros da comunidade do Haven Protocol haviam alertado sobre os silêncios intermitentes e a falta de transparência de código de um desenvolvedor-chefe da Altcoin (XHV) voltada para o anonimato.
De acordo com um dos tweets no tópico do membro da equipe “Donjor” 21 de janeiro, a polêmica foi provocada por uma intervenção de um colaborador de marketing Haven em um tópico no canal de chat público Discord. O colaborador, conhecido como “news.cutter” (@CutterNews no Twitter), postou suas preocupações no canal em 21 de janeiro, afirmando:
“Eu vou ser honesto aqui. Considere este projeto morto, a menos que alguns desenvolvedores tomem o controle. @havendev aparentemente é a única pessoa com acesso ao repositório de código [e] foi questionado há semanas para abri-lo, para que outros possam ajudar e revisar o código. Desde então, não ouvimos falar dele ele foi [também] solicitado a tornar a taxa de devolução transparente. Nada sobre […] esse tópico também.”
De acordo com seu whitepaper, o Haven Protocol é uma bifurcação da moeda Monero (XMR) voltada para a privacidade e visa criar um “ecossistema de múltiplas moedas totalmente descentralizadas e estáveis em preço”. O projeto se descreve como um “offshore” multi-moeda. Conta e se esforça para alcançar a estabilidade de preços sem colateralizar as moedas com ativos ou moedas fiduciárias, mas sim com uma “blockchain de moeda dupla algorítmica”.
Em resposta às observações de news.cutter sobre a Discord, Donjor afirmou sua própria crença de que @havendev – evidentemente o principal desenvolvedor do Haven Protocol – tinha sido resistente à abertura de repositórios de códigos offshore e à transparência da taxa de governança, caracterizando seu comportamento como tendo “todos em torno foi bastante tolos”.
Donjor foi tão longe a ponto de propor a bifurcação do repositório e a incorporação de novos talentos para tirar o controle do projeto da comunidade das mãos de um desenvolvedor aparentemente opaco e não-cooperativo. “Não vou deixar a XHV morrer”, acrescentou ele no post.
As preocupações de ambos os membros da equipe levaram a que números mais amplos da indústria de criptos, incluindo a personalidade cripto do Twitter @WhalePanda, indicasse o que eles consideravam uma possível “exit scam“.
Nas horas que se seguiram, o núcleo do projeto se aproximou para abordar as preocupações, alegando que havia entregue Haven’s Discord e presença na rede social para news.cutter e donjor “4-6 meses atrás”. O principal responsável postou que:
“Haven development tem estado em […] curso à luz da quantidade insana de FUD e, embora eu queira manter o código offshore em segredo, vou preparar e entregar tudo para a equipe, para que eles possam contratar novos desenvolvedores para trabalhar Eu continuarei ajudando o time onde eu puder.”
Com uma capitalização de mercado de US$ 2,7 milhões, a XHV registrou um crescimento de 14% no dia para negociar a ~ US$ 0,39 para o tempo de impressão.
Stablecoins – que são mais frequentemente nominalmente garantidas 1:1 com uma moeda fiduciária – ganharam crescente tração nos últimos meses. Moedas de privacidade – como as líderes do mercado, Monero e ZCash (ZEC) – continuam a enfrentar restrições comerciais em algumas jurisdições, como o Japão, devido aos temores das autoridades de que seu anonimato possa ser explorado para fins ilícitos.