Kamala Harris supera Donald Trump: bom ou ruim para o mundo cripto?
A disputa presidencial entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump se tornou mais competitiva, com a democrata tendo agora uma ligeira vantagem sobre o republicano.
Dados recentes da Polymarkets mostram que as chances de vitória de Harris são de 52%, dando a ela uma vantagem de 6% sobre Trump, que está com 46%. Isso representa uma mudança significativa em relação ao domínio anterior de Trump e levanta questões sobre se essas mudanças estão alinhadas com as tendências mais amplas do mercado.
Liderança de Harris sobre Trump e seus impactos
Nick Tomaino, sócio geral da 1confirmation, enfatiza que os mercados de previsão geralmente refletem a visão coletiva das partes investidas. Ele reconheceu a possibilidade de grupos de dinheiro obscuro inflacionarem as chances de Harris para influenciar a percepção do público. No entanto, Tomaino argumenta que a influência da mídia é provavelmente mais impactante do que qualquer tentativa de manipulação nos mercados de previsão descentralizados.
“É verdade que grupos de dinheiro obscuro, como a Arabella Advisors, gastam bilhões para eleger seu candidato (superando os colegas da direita em 10 vezes mais). Mas não é isso que está acontecendo na Polymarket neste momento. Se a Arabella quisesse colocar todo o US$ 1,2 bilhão que gastou em 2020 para fazer parecer que era 95% Kamala, os formadores de mercado absorveriam rapidamente essa liquidez para refletir o verdadeiro preço de mercado. Esse é um mercado líquido e há muitos participantes sofisticados com o objetivo de ganhar dinheiro”, afirmou Tomaino.
Enquanto isso, as melhores chances de Harris também podem ser atribuídas aos esforços de sua campanha para consertar as relações com o mercado de criptomoedas. A administração Biden-Harris enfrentou críticas por sua postura em relação ao setor, mas a nova equipe de Harris parece estar trabalhando para fortalecer os laços atuais.
Um novo grupo pró-Harris, “Crypto for Harris”, surgiu e planeja uma prefeitura virtual na próxima semana. O evento contará com figuras proeminentes, como Mark Cuban, um bilionário defensor das criptomoedas, Anthony Scaramucci, fundador da SkyBridge Capital, e vários legisladores democratas
Apesar desses esforços, o ceticismo persiste na comunidade cripto. Charles Hoskinson, fundador da Cardano, criticou a ideia de uma reinicialização, argumentando que apoiar Harris poderia prejudicar o setor cripto estadunidense.
“Como tenho dito repetidamente, a Casa Branca de Biden-Harris tem uma guerra contra a cripto. Parece não haver reinicialização. Na verdade, parece estar ainda pior agora. Um voto em Harris é um voto contra a indústria americana de criptomoedas”, afirmou Hoskinson.
Da mesma forma, o cofundador da Gemini, Tyler Winklevoss, também levantou preocupações sobre o comprometimento de Harris. Segundo o executivo, não há informações publicamente disponíveis sobre a posição da democrata na indústria.
“Se Kamala Harris ainda não declarou publicamente sua posição sobre cripto, então por que já existe o Crypto4Harris? Como é possível que alguém do setor de criptografia apoie suas políticas de criptografia se elas não existem? Isso não faz sentido. O que está acontecendo aqui?”, questionou Winklevoss.
O artigo Kamala Harris supera Donald Trump: bom ou ruim para o mundo cripto? foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.