Cardano (ADA) em problemas? Rede adia hard fork
A Cardano (ADA) anunciou o adiamento da implementação do seu próximo hard fork, Chang, para setembro.
O atraso coincide com discussões envolvendo o fundador da rede, Charles Hoskinson, e uma possível parceria com a blockchain rival, Algorand.
Hard fork Chang adiado para setembro
Na última sexta-feira (23), a Intersect, uma organização de membros da Cardano, anunciou o adiamento do hard fork Chang para 1º de setembro, a partir da data inicial de 27 de agosto. O grupo havia declarado anteriormente que a data de lançamento era provisória e dependente da aprovação do grupo de trabalho.
O atraso dá às exchanges e aplicações descentralizadas (DApps) tempo adicional para completar as atualizações necessárias. A Intersect observou que esse ajuste garante que o ecossistema esteja totalmente preparado para esse marco crucial no desenvolvimento da Cardano.
“Este é um momento significativo para a Cardano, pois marca a primeira vez que uma atualização envolveu muitos membros da comunidade e engenheiros de entidades-chave no processo de tomada de decisão. Essa mudança na governança representa uma mudança significativa na forma como nós, como comunidade, tomamos decisões. Com o Chang agora iminente, o poder da tomada de decisão on-chain estará nas mãos da comunidade, empoderando cada membro a desempenhar um papel crucial na jornada da Cardano,” a Intersect acrescentou.
Embora a Intersect não tenha explicitamente declarado o motivo do atraso, Hoskinson revelou que ele decorre de algumas exchanges não estarem prontas. Particularmente, a Binance.
“Parece que a Binance e algumas outras precisam de mais tempo para colocar suas casas em ordem, então o foguete vai esperar na plataforma, mais uma época para o tempo melhorar. Próxima janela do Chang HF, 1º de setembro,” Hoskinson explicou.
Leia mais: Como comprar Cardano (ADA) e tudo o que você precisa saber
Futuras parcerias
O hard fork Chang é um passo importante na evolução da Cardano em direção à era Voltaire. Esta atualização permitirá que os detentores de ADA participem ativamente na governança da rede. Também aumentará as capacidades de contrato inteligente ao introduzir novos recursos para melhorar a segurança dos dados.
Em meio à expectativa pelo hard fork Chang, Hoskinson tem outro objetivo em vista. O fundador da Cardano insinuou o potencial de criar uma “potência de IA descentralizada” por meio de uma parceria com a Algorand.
“A tecnologia da Algorand combinada com uma prova de trabalho útil ajustada para inferência de IA a tornaria a maior potência de IA descentralizada que nossa indústria já viu. Seria interessante vê-la se tornar uma partnerchain e levar o Minotaur aos seus limites,” Hoskinson comentou.
Notavelmente, há indicações de que as duas redes blockchain estarão explorando essa ideia. Gary Malouf, o Diretor de Tecnologia da Algorand, e Hoskinson parecem interessados em discutir as perspectivas mais a fundo.
“Gostaríamos de ouvir mais sobre o que você está pensando. Definitivamente não é a primeira vez que discutimos uma sobreposição com capacidades de IA,” Malouf declarou.
A Algorand — uma blockchain Layer-1 fundada em 2017 pelo professor do MIT e cientista da computação Silvio Micali — recentemente provocou controvérsias com anúncios criticando as redes rivais Bitcoin, Ethereum e Solana. O anúncio sugeriu que essas redes rivais não são adequadas para pagamentos enquanto elogiava a tecnologia da Algorand.
O artigo Cardano (ADA) em problemas? Rede adia hard fork foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.