Escassez após o halving do Bitcoin desencadeará uma bull run constante
O Bitcoin se aproxima de outro marco crítico: o halving. Trata-se de uma redução programada nas recompensas que os mineradores recebem pela verificação das transações.
O halving do Bitcoin é um evento fundamental que historicamente influenciou o valor da criptomoeda e o mercado cripto em geral.
O aumento da escassez atende à crescente demanda
O halving do Bitcoin ocorre aproximadamente a cada quatro anos e faz parte da política monetária exclusiva do BTC. Em suma, ele imita a escassez e a preservação do valor de metais preciosos como o ouro.
“Nos últimos ciclos, vimos uma demanda cada vez maior por Bitcoin, em contraste com o fato de a oferta permanecer a mesma. Portanto, se analisarmos do ponto de vista macroeconômico, mais demanda e a mesma oferta fazem o preço subir”, disse o sócio-gerente da STORM Partners, Sheraz Ahmed, ao BeInCrypto.
De fato, como o halving do Bitcoin reduz a taxa de geração de novos tokens à metade, ele ajusta o lado da oferta da equação. Tradicionalmente, isso leva a um sentimento de alta entre os investidores. Essencialmente, o fluxo reduzido de novas moedas intensifica a concorrência pelas moedas existentes.
O próximo halving do Bitcoin poderia exacerbar ainda mais essa tendência, dado o envolvimento crescente de grandes investidores institucionais por meio de fundos negociados em bolsa (ETFs) da criptomoeda.
“Se observarmos os ETFs de Bitcoin nos EUA, eles estão agregando grande parte da demanda de participantes como os fundos de pensão e os participantes institucionais menores. Eles estão comprando uma grande quantidade de Bitcoin, às vezes o máximo que podem, diariamente. O fato de que o halving fará com que menos Bitcoin seja cunhado significará que será mais difícil para eles atenderem a essa demanda”, acrescentou Ahmed.
Da mesma forma, países como El Salvador já começaram a diversificar parte de seus ativos do tesouro para o Bitcoin. Isso sugere uma aceitação mais ampla e a normalização do Bitcoin como um ativo financeiro convencional. Além disso, o envolvimento governamental poderia ampliar as pressões de demanda após o abate, conforme observado pelos analistas da STORM.
Corrida de alta após o halving do Bitcoin
Essa compra em massa poderia estabilizar as flutuações de preço do Bitcoin. “Não acho que veremos uma oscilação dramática para cima ou para baixo. No entanto, será bastante constante. Ele crescerá constantemente”, sugeriu Ahmed, indicando uma crença no amadurecimento do mercado e em um Bitcoin menos volátil.
Embora alguns participantes do mercado usem o halving do Bitcoin para prever os movimentos do preço e as estratégias de negociação, eles também reconhecem que esse é um momento para refletir sobre os avanços tecnológicos e regulatórios do Bitcoin. Muitas jurisdições criam estruturas regulatórias que são mais favoráveis ao Bitcoin do que a outros ativos especulativos de criptomoedas, o que é um bom presságio para sua adoção convencional.
Leia mais: O que é o Halving do Bitcoin?
Por esse motivo, há uma crença crescente de que o Bitcoin deveria ser reclassificado e deixar de ser apenas mais uma criptomoeda.
“Não acredito que o Bitcoin deva estar na liga de outras criptomoedas. O Bitcoin é sua própria besta e é muito diferente do Ethereum e das outras. Nenhuma delas compete com ele. O Bitcoin tem cerca de 52% da participação de mercado atualmente. Acredito muito que ele deve se formar na ‘escola de criptomoedas’ e se tornar um ativo real que possa ser negociado com outras commodities, como ouro, prata, cobre e similares”, concluiu Ahmed.
Olhando para o futuro, o limite do suprimento total de Bitcoin – apenas 21 milhões de moedas podem ser cunhadas – apresenta questões econômicas fascinantes sobre o que acontecerá quando todas as moedas forem cunhadas. Essa escassez pode levar a mudanças significativas no papel do Bitcoin nos setores financeiro e tecnológico.
O artigo Escassez após o halving do Bitcoin desencadeará uma bull run constante foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.