Hackers usam Word, Excel e PowerPoint para roubar criptomoedas, diz FBI

Os softwares de escritório da Microsoft estão sendo muito usados em golpes virtuais. Segundo o FBI, hackers podem roubar Bitcoin e outras criptomoedas por meio de programas do Office como Word, Excel e PowerPoint.

A estratégia envolve a exploração de uma falha conhecida nos aplicativos da Microsoft para Windows. Apesar de antiga e de ter até correção gratuita disponível, muitos usuários ainda não baixaram e seguem expostos.

Já se sabe que hackers utilizam a brecha de segurança por muitos anos. Entretanto, ainda assim, trata-se de uma das falhas mais abusadas em ataques online.

A vulnerabilidade do Office conhecida pelo código CVE-2017-11882 encabeça uma lista recente dos ataques hackers mais comuns nos últimos três anos, segundo o FBI.

Participe da nossa Comunidade de Trading no Telegram para acessar sinais exclusivos de negociação, conteúdo educacional, discussões e análises de projetos!

Como funciona o ataque

A ação dos hackers começa no sistema de fórmulas do Microsoft Office. Uma brecha nesse componente permite que o invasor obrigue o programa executar um código malicioso. Ao baixar um arquivo infectado, a vítima abre caminho para os mais diversos tipos de ataque.

Um documento infectado pode, por exemplo, baixar no computador o vírus Agent Tesla. O malware é especializado em roubar senhas e logins do usuário, incluindo credenciais de exchanges e carteiras de criptomoedas.

É possível também que o programa traga consigo um ransomware, que sequestra a máquina e só libera com pagamento em cripto. Ou ainda, o usuário pode ter que lidar com um criptominerador, um software que se instala silenciosamente e usa o processamento do PC para minerar, por exemplo, Monero.

Como proteger suas criptomoedas

A Microsoft já liberou uma solução para a falha há muitos anos, mas muitos usuários ainda não atualizaram. Para se manter protegido, basta obter o último pacote de segurança do Word, PowerPoint, Excel ou outro app do Office.

A vulnerabilidade está presentes em versões desatualizadas do Office 2007, 2010 e 2016. A variante Office 365, que atualiza automaticamente, já está protegida. Vale lembrar, no entanto, que programas pirateados podem não permitir o download da correção.

O artigo Hackers usam Word, Excel e PowerPoint para roubar criptomoedas, diz FBI foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...