Hackers invadem Poder Judiciário de Santa Catarina para extorquir bitcoin

Hackers invadiram os computadores do Poder Judiciário de Santa Catarina para roubar informações pessoais de juristas e servidores. Caso as vítimas não façam o pagamento de bitcoin, eles ameaçam vazar todas as informações roubadas.

De acordo com um comunicado do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional da instituição, o Poder Judiciário de Santa Catarina sofreu um ataque hacker de grandes proporções na semana passada. A notícia foi divulgada na noite da última segunda-feira (9) pelo portal ND Mais.

Os hackers enviaram e-mail aos agentes do Poder Judiciário alegando ter o controle total dos computadores da entidade. Eles afirmam possuir imagens e áudios dos juristas, adquiridos através da invasão da câmera e microfone das máquinas.

Nas mensagens de e-mail, o endereço do remetente é idêntico ao destinatário. Os invasores apontam tal fato para comprovar o acesso ao sistema do poder judiciário catarinense.

Dessa maneira, os hacker exigem que os agentes depositem bitcoin no endereço de carteira indicado. Caso o pagamento não aconteça, eles ameaçam tornar público todas os dados privados dos juristas, inclusive imagens e áudios gravados sem consentimento.

O Núcleo orientou aos agentes que não façam qualquer tipo de interação ou pagamento aos investigadores:

“Referida prática, reitera-se, consiste em modalidade de golpe utilizada para a obtenção de vantagens econômicas, sendo que todas as informações constantes no e-mail são inverídicas, motivo por que a mensagem deve ser desconsiderada e nenhum depósito deve ser realizado.”

O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional segue investigando o ataque.

*Em desenvolvimento. Esta matéria será atualizada.

O artigo Hackers invadem Poder Judiciário de Santa Catarina para extorquir bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...