Grupo de reguladores planeja sandbox mundial
Notícias do Bitcoin Brasil
Um grupo de órgãos reguladores do mercado financeiro e de capitais planeja o lançamento de uma sandbox mundial. Uma sandbox é um ambiente regulatório especial, no qual as companhias ficam sob vigilância constante, mas em troca ganham certas dispensas regulatórias. Sob o nome de Global Financial Innovation Network (GFIN), o grupo, que conta com Reino Unido, Estados Unidos, Hong Kong, Austrália e outros, busca fomentar a adoção de tecnologias blockchain e distributed ledgers.
Em um ambiente de sandbox, as companhias ganham dispensas legais temporárias e específicas. Isso pode significar restrições geográficas de atuação, ou no número de clientes, ou no faturamento que a empresa pode alcançar. Assim, se a inovação não se provar benéfica, um número restrito de pessoas será prejudicado, e o órgão regulador consegue conter os danos.
A maior parte das soluções desse tipo são locais, mas o GFIN pretende que as startups em seu ambiente criem soluções de pagamento globais. Junto com o anúncio, o grupo lançou um paper de consulta com os principais pontos da parceria. Quem quiser comentar na configuração dessa sandbox mundial pode fazê-lo até 14 de outubro.
Mês passado a FCA aceitou 11 startups em seu quarto programa de sandbox, pioneiro no mundo em termos de fintechs.
________________________________________________________________________________________________
Marco Antongiovanni é Analista de Mercado de Criptomoedas no Mercado Bitcoin. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e cursando Direito na USP.
________________________________________________________________________________________________
O post Grupo de reguladores planeja sandbox mundial apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.