Grupo de Estratégia de Investimento do Goldman Sachs: ‘Cripto Mania’, um risco para um 2018 estável

Bitcoin (BTC) e criptomoedas são “instável e as chamadas cripto mania”, são os seis fatores que ameaçam as perspectivas de mercado do Goldman Sachs para 2018, de acordo com um relatório de julho de 2018 do Goldman Sachs Investment Strategy Group.

O relatório intitulado “(Un) Steady as She Goes,” destaca a “cripto mania” como um dos vários fatores que podem afetar suas perspectivas iniciais de mercado para este ano. Outros fatores listados incluem o terrorismo, o aumento do populismo, o aumento das tensões geopolíticas e a crescente ameaça de ataques cibernéticos.

O banco de investimentos espera que os mercados de criptomoedas “continuem [a declinar] no futuro, considerando nossa visão de que essas moedas criptografadas não cumprem nenhum dos três papéis tradicionais da moeda…” De acordo com a Goldman Sachs, a criptomoeda “não é um meio de troca, nem uma unidade de medida, nem uma reserva de valor”.

Enquanto a perspectiva ajustada lista a instabilidade da criptomoeda como um possível fator de risco, também afirma que “continuamos a acreditar que tais quedas não afetarão negativamente o desempenho de ativos financeiros mais amplos, porque as criptomoedas representam apenas 0,3% do PIB mundial em meados de 2018. ”O relatório acrescenta que as criptomoedas“ não retêm valor em sua atual encarnação”.

Bitcoin and Ether Price Indexes. Source: Goldman Sachs Investment Strategy Group

Em um relatório anterior, em janeiro, o grupo listou a “mania da criptomoeda” como um fator que causou “níveis mais altos de desconforto do investidor”, alegando que o aumento acentuado do preço do Bitcoin “levou-o ao território da bolha”.

Naquela época, a Goldman Sachs absteve-se de fazer uma previsão sobre preços de criptos, alegando que, mesmo que o preço do Bitcoin fosse “duplicar ou triplicar”, a empresa ainda não acredita que manterá seu valor no longo prazo.

Embora a postura cética da Goldman Sachs em relação à criptomoeda “permaneça intacta”, o CEO do banco de investimento Lloyd Blankfein sugeriu que a adoção da criptomoeda como o Bitcoin poderia acontecer de forma semelhante à do papel-moeda, que substituiu as moedas de ouro e prata. Em uma entrevista em junho, Blankfein afirmou que é “arrogante demais” argumentar que a criptomoeda não pode ser adotada em larga escala apenas porque é “desconfortável” ou “desconhecida”.

O COO da empresa, David Solomon, afirmou que a Goldman Sachs está explorando derivativos de criptos, em um movimento para ajudar clientes em derivativos como os futuros do Bitcoin e “evoluir seus negócios e se adaptar ao meio ambiente”.

Fonte: Cointelegraph

Você pode gostar...